27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Secretarias fazem ações de combate ao câncer de próstata

Câncer de próstata é a terceira maior causa de mortalidade em homens, depois de causas externas,  e doenças do coração

O mês de novembro traz a campanha de conscientização e prevenção da saúde do homem, conhecida como “Novembro Azul”. Essa campanha vai muito além do câncer de próstata, ampliando a importância do cuidado de forma integral. O tema deste ano para o Novembro Azul é “Homem, saúde é vida! Cuide-se de Novembro a Novembro”. Neste sentido, a Secretaria da Saúde (Sesa) e as prefeituras municipais da Grande Vitória estão está intensificando as ações de prevenção e promoção à saúde do homem.

Depois de causas externas, como acidentes de trânsito e homicídios, e as doenças do coração, o câncer de próstata é a terceira maior causa de mortalidade em homens.

- Continua após a publicidade -

Um pouto de atenção da campanha está relacionado ao fato de que a maioria da população masculina tem certo receio ou resistência em procurar atendimento médico. “Eles não se atêm aos sinais que o próprio corpo emite no decorrer dos anos, o que os deixam mais vulneráveis a qualquer doença que necessite de prevenção, a fim de minimizar os efeitos colaterais do próprio tratamento. Isso devido à falta do autocuidado e por não buscarem um serviço de saúde rotineiramente como fazem as mulheres”, salientou a referência técnica Estadual da Saúde do Homem, Lucimar Ventorin Hamsi.

A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para 2023 é de 1.740 novos casos de câncer de próstata no Espírito Santo. Segundo dados do Painel de Oncologia, até a primeira quinzena de outubro de 2023, foram diagnosticados no Estado 581 novos casos do câncer. Em 2022, foram 1.096 novos casos diagnosticados. Em ambos os anos, o câncer de próstata é o segundo principal câncer em homens no Estado, atrás apenas de neoplasias malignas da pele.

Em relação aos óbitos, com os dados ainda preliminares, o câncer de próstata figura como a sétima principal causa em homens no Estado em 2023, com 251 mortes pela doença. Em 2022, foi a nona principal causa, com 327 mortes. Os dados são do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).

Ações na Grande Vitória

Ao longo deste mês, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) realizará palestras on-line dedicadas aos profissionais da Atenção Primária à Saúde capixaba, que atuam tanto na Secretaria quanto nos municípios. Confira a agenda no site da Sesa

Neste sábado (11), das 8h às 17h, a prefeitura de Vitória vai realizar um mutirão de consultas e exames especializados em cardiologia, urologia e atendimento odontológico, no Centro Municipal de Especialidades. Serão ofertados aproximadamente 500 atendimentos.

Em Vila Velha, vai acontecer o Mutirão Novembro Azul na terça-feira (21) nas Unidades de Saúde em todas as regiões administrativas do município. Entre os serviços ofertados estão consultas com o médico de família, entrega de medicação, vacinação e apresentação do Pré-Natal do Parceiro, reforçando a importância do envolvimento consciente e ativo de homens adolescentes, jovens adultos e idosos em todas as ações voltadas ao planejamento reprodutivo, contribuindo para a ampliação e a melhoria do acesso e acolhimento desta população aos serviços de saúde. Veja o cronograma de ações no portal de prefeitura de Vila Velha

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cariacica também  preparou uma programação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, entre palestras, testes rápidos de IST e marcação de consultas de notícia durante o mês de novembro, que também é dedicado ao tema Diabetes Azul. Confira a programação completa no site da prefeitura.

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), também realiza um Dia D neste sábado (11) com ações de combate ao tabagismo, promoção de atividades físicas, vacinação, testes de ISTs, aferição de pressão, rodam de conversas, palestras e até corte de cabelo e sorteios. Veja a programação completa no portal da prefeitura.

A Secretaria de saúde da Serra vai realizar no sábado (11) mutirão de saúde  com encaminhamento para exames de PSA – prevenção ao câncer de próstata, além de diversos outros serviços como vacinação, testes rápidos, consultas médicas e preventivo na Unidade Regional de Saúde de Jacaraípe, para moradores da região.

Na terça (21), de 8h às 12h, a secretaria de saúde do município vai realizar mais uma ação de conscientização e prevenção sobre câncer de próstata com moradores da região de Jacaraípe. A programação inclui marcação de exames de PSA; orientações preventivas sobre câncer de próstata; roda de conversa sobre a prática de atividade física na prevenção do câncer com o doutor em Ciências e pesquisador da Ufes, Rodrigo Luiz Vancini; aferição de pressão e glicemia; avaliação do estado nutricional; orientações quanto ao direito da pessoa idosa; teoria e prática de walking football.

Dados de câncer de próstata

No Espírito Santo, de janeiro a outubro de 2022, foram diagnosticados 465 casos de neoplasia maligna de próstata; realizadas 1.451 biópsias de próstata; 3.752 ultrassonografias de próstata (via abdominal) e 1.503 ultrassonografias de próstata (via transretal). Já durante todo o ano de 2021, foram diagnosticados 859 casos de câncer de próstata. 

Foram realizadas 1.164 biópsias de próstata, 4.855 ultrassonografias de próstata (via abdominal) e 1.159 ultrassonografias de próstata (via transretal). Em relação ao número de óbitos por câncer de próstata, foram registrados no Estado, de janeiro até o dia 05 de outubro de 2022, 219 óbitos em relação à doença, e durante todo o ano de 2021, foram 335 casos registrados.

Sintomas

No início, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Porém, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura e aumentando o risco de morte do homem.

Os sintomas mais comuns que indicam a doença são: 

  • Vontade de urinar frequente, com dor ou ardor;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
  • Impotência.

Fatores de risco

  • Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
  • Estilo de vida (alimentação, vícios);
  • Sedentarismo;
  • Obesidade.

Onde buscar tratamento

Assim como nos demais procedimentos de saúde, todo o processo de consulta, exames e tratamento do câncer de próstata tem início na Atenção Primária à Saúde (APS) e, nesse caso, a população deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da região onde reside.  

O Espírito Santo conta com um estabelecimento de saúde habilitado, como o Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e seis estabelecimentos de saúde habilitados, como a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) para o tratamento do câncer de próstata:

Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC-AFECC) – instituição filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), classificada como Cacon;

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) – instituição filantrópica conveniada ao SUS, classificada como Unacon;

Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) – instituição pública federal vinculada à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), classificada como Unacon;

Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, classificada como Unacon, vinculada a instituição de ensino (Emescam);

Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) – instituição filantrópica conveniada ao SUS, classificada como Unacon, vinculada à instituição de ensino Univix;

Hospital Maternidade São José (HMSJ) – instituição filantrópica vinculada ao SUS, classificada como Unacon;

Hospital Rio Doce – instituição filantrópica vinculada ao SUS, classificada como Unacon.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA