Sistema OCB-SESCOOP/ES é o apoiador do ES Brasil Debate

Foto: Arquivo Next Editorial

A OCB-ES surgiu na década de 1970, em decorrência do crescimento do número de cooperativas. O tema será abordado durante o ES Brasil Debate, que será realizado no dia 10 de dezembro

A Organização das Cooperativas do Brasil é um dos órgãos regulamentadores das cooperativas do país. Em 04 de setembro de 1972, foi constituída a Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (OCB/ES) em decorrência do crescimento do número de cooperativas na década de 1970.

O objetivo da instituição é realizar estudos, promover a divulgação do sistema cooperativista, orientar a constituição de novas cooperativas, dar assessoria técnica, manter a integração com outros órgãos do cooperativismo e representar o sistema perante as autoridades.

Aliado a OCB-ES está o SESCOOP/ES, tratado como a pessoa jurídica de direito privado, com criação autorizada pela Medida Provisória nº. 1.715 de 03 de setembro de 1998, e suas reedições, tendo o seu Regimento aprovado pelo Decreto nº.3.017, de 06 de abril de 1999.

Atua como integrante ao Sistema Cooperativista Nacional e comandado, na forma da lei, pelo presidente da OCB nacional e pelos presidentes estaduais. É considerada também uma entidade de natureza jurídica privada de serviço social e de formação profissional vinculadas ao sistema sindical, com finalidade de executar as ações de monitoramento, formação profissional e promoção social no âmbito das cooperativas do seu Estado.

Hoje, o Sistema OCB-SESCOOP/ES é o órgão máximo de representação, defesa, incentivo e treinamento do cooperativismo capixaba. Ele realiza assessorias em diversas áreas, treinamentos para dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas, visando o cumprimento às exigências legais, os princípios e diretrizes do cooperativismo, bem como à profissionalização da gestão das cooperativas.

ES BRASIL DEBATE

O sistema OCB-SESCOOP/ES é o apoiador da nova edição do ES Brasil Debate, que será realizado no dia 10 de dezembro, às 19h30, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Vitória.

Com o tema “Cooperativismo: juntos sempre mais fortes”, o evento, que tem a entrada gratuita, abordará as mudanças do setor, as conquistas alcançadas ao longo do tempo, bem como as cooperativas têm se destacado, entre outros assuntos.

Para esta discussão estão confirmados o assessor Jurídico do Sistema OCB/ES, Arlan Simões Taufner, o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, e o diretor Executivo do Sicoob, Nailson Dalla Bernardina, e o vice-presidente da Coopeavi, Denilson Protatz. O moderador será o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

A programação também conta com o apoio do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), além do próprio Sebrae. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço debate.esbrasil.com.br.

ES Brasil Debate
Cooperativismo: juntos sempre mais fortes
Data: 10 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Auditório do Sebrae-ES
Endereço: Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá, Vitória.
Inscrições gratuitas
Inscrições: debate.esbrasil.com.br
Informações: (27) 2123-6520
Conteúdo Publicitário