25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Observatório terá informações de comércio, bens, serviços

Plataforma reúne dados de 137 mil empresas para pesquisadores estudarem melhorias para o segmento

Por Kebim Tamanini

O Espírito Santo tem a partir de 2024, o Observatório do Comércio que é um projeto pioneiro no Brasil lançado pela Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e outras entidades parceiras. A plataforma online, lançada nesta terça-feira (17/10), vai consolidar informações de 137 mil empresas do estado (comércio, bens, serviços e turismo), para que pesquisadores, acadêmicos e profissionais em um período de três anos possam desenvolver estudos acerca do segmento.

- Continua após a publicidade -

“Essas informações são primordiais para planejar e direcionar ações, contribuir com a tomada de decisões estratégicas para o negócio, enxergar oportunidades, antecipar potenciais crises e criar soluções, de acordo com a realidade do nosso Estado e, mais ainda, de forma segmentada para microempreendedores, atacadistas, lojistas, rede hoteleira etc”, relata durante o evento de lançamento o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro.

A iniciativa, financiada pelo governo estadual via Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), teve investimento total de R$ 4,7 milhões. Durante a solenidade de apresentação, ressaltaram que o projeto Connect terá quatro eixos:

Observa

Portal interativo com dados estratégicos para empresários tomarem decisões. Inclui tendências, iniciativas de sucesso, dados segmentados e cruzamento de dados.

Engaja

Mobiliza setores da Fecomércio, universidades e outros interessados na importância da inovação com palestras, seminários e feiras para divulgar resultados e informações do Observa.

Desafia

Pré-aceleração de ideias e soluções inovadoras em negócios de alto impacto. Desenvolvimento de startups com apoio de profissionais e mentorias.

Acelera

Aceleração de startups em áreas estratégicas para comércio, serviços e turismo no ES. Foco em aprimorar modelos de negócios, fornecer mentorias, investimentos e aproximação com empresas associadas, capacitando empresários e gerando oportunidades no ecossistema capixaba.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, reforçou que o Executivo estadual prioriza projetos como o apresentado pela federação. “Essa ação da Fecomércio-ES caminha com os objetivos do governo do Estado, que é popularizar a inovação”, pontua.

O projeto aconteceu por meio da Fecomércio-ES, em colaboração com a Faesa Centro Universitário, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti-ES), a Fapes e o Movimento Capixaba pela Inovação (MCI).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA