22.7 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

O Hospital Materno Infantil será entregue

Está tudo pronto! A solenidade de entrega do Hospital Materno Infantil Drª Maria da Glória Merçon Vieira Cardoso será nesse sábado ás 9h30. A entrega das obras é um marco para o município da Serra.

Para o prefeito Audifax Barcelos, a entrega do hospital, maior obra pública municipal realizada no Estado, é um orgulho não só para a gestão, mas também para todos os capixabas. “O hospital terá capacidade para atender quase 9 mil gestantes por ano e realizar 800 partos por mês”, afirmou o prefeito que ainda pontuou que “a conquista não é só para o município da Serra, mas sim para todo o Espírito Santo. O foco da nossa gestão é ampliar e qualificar os serviços públicos que melhoram a vida das pessoas. As mães e as crianças vão contar com um espaço adequado e moderno e com todos os serviços de saúde necessários para essa fase da vida”.

Em uma parceria com o Governo do Estado, leitos maternos de alto risco do Hospital Jayme dos Santos Neves, serão transferidos para o Materno Infantil. O Governo do Estado também será responsável pela administração do hospital e pela contratação dos profissionais que irão atuar na unidade.

- Continua após a publicidade -

Investimento

O investimento é de cerca de R$ 100 milhões, sendo metade do valor bancado com recursos próprios da prefeitura, e o restante do Governo Federal e convênios do Governo Estadual.

Estrutura

São 16 metros quadrados e três pavimentos. Mulheres e crianças da Serra, de outros municípios capixabas e até de estados vizinhos, como Bahia, vão ser atendidas no local, que tem capacidade de 176 leitos e estacionamento para 280 veículos. Os leitos consistem em materno, infantil e UTIN (recém-nascido).

O hospital também conta com centro cirúrgico e de diagnóstico, salas de raio x, laboratórios, brinquedoteca para crianças e um auditório, onde serão realizados eventos e palestras.

O número de leitos foi ampliado de 135 para 176, em uma parceria com o governo do Estado, que vai tranferir para o Materno Infantil os leitos da maternidade de alto risco do Hospital Jayme dos Santos Neves, para que este continue a atender exclusivamente pacientes com covid-19.

Nome do hospital

Maria da Glória Merçon Vieira Cardoso, que dá nome ao Hospital Materno Infantil, foi a primeira médica pediatra formada no Espírito Santo. Ela marcou a história das mulheres capixabas que lutavam por espaço no mercado de trabalho. Maria da Glória se formou em 1961, na primeira turma de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na qual havia apenas quatro mulheres, incluindo ela.

Ao se especializar em pediatria, tornou-se a primeira mulher do Espírito Santo a atuar na área. Foram 40 anos como pediatra, dedicando a vida a cuidar de crianças e adolescentes do Estado.

Além de médica, também foi professora, por 30 anos, da matéria de pediatria na Ufes. Maria da Glória fez parte de um grupo pequeno que abriu as portas para as mulheres na profissão. Para o marido da médica, Reginaldo Cardoso, Maria da Glória foi pioneira na luta das mulheres para entrar no mercado de trabalho.

Maria da Glória faleceu em 27 de maio de 2007. O nome da médica foi o escolhido com 30%, entre os mais de 22 mil votos registrados em uma votação popular realizada pela Prefeitura da Serra.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA