28.8 C
Vitória
quarta-feira, 8 maio, 2024

Cirurgia inédita no Estado para tratar tumores de pulmão

O procedimento é inovador! Chamado de lobectomia uniportal por vídeo, o procedimento será realizado no dia 26 de setembro.

Na cirurgia, que acontecerá no Vitória Apart Hospital, com um corte de cerca de quatro centímetros apenas, a equipe cirúrgica consegue retirar a parte do pulmão que está doente. Haverá transmissão on-line para um grupo especialistas capixabas.

Tecnicamente chamada de lobectomina pulmonar uniportal por videocirurgia, o procedimento terá a participação da cirurgiã de tórax Paula Ugalde, referência em cirurgias torácicas minimamente invasivas, coordenadora do Programa de Cirurgia Torácica Oncológica da Universidade de Laval, em Quebec, no Canadá, onde se especializou, mora e leciona, trabalhando também como cirurgiã torácica do Instituto Universitário de Cardiologia e Pneumologia de Quebec.

- Continua após a publicidade -

Cirurgião torácico especializado em doenças do aparelho respiratório, inclusive transplantes pulmonares, Luziélio explica que serão realizados dois procedimentos por vídeo: a lobectomia pulmonar uniportal e a resseção de tumoração mediastinal uniportal em dois pacientes.

“A primeira cirurgia trata-se da retirada do lobo pulmonar – uma parte do pulmão – de forma minimamente invasiva, e a segunda cirurgia fará a remoção de um tumor no mediastino, espaço existente entre os dois pulmões que comporta estruturas como a traqueia, o coração, o esôfago, o timo e parte dos sistemas nervoso e linfático”, explica.

Segundo ele, na técnica de videocirurgia ou videotoracoscopia, o cirurgião faz uso de microcâmeras para visualização do órgão que vai receber o procedimento. Por isso, a cirurgia é minimamente invasiva, trazendo inúmeros benefícios para o paciente, entre eles uma recuperação mais rápida e menos dolorosa e um tempo menor de internação para cuidados pós-operatórios.

Ao contrário da cirurgia tradicional, o procedimento uniportal por vídeo que será realizado no Estado pela primeira vez permite o acesso à cavidade pleural – onde fica o pulmão – por meio de uma pequena incisão de cerca de quatro centímetros.

“A técnica é um grande avanço, principalmente para a realização de biópsias pulmonares, retirada de tumores, tratamento do pneumotórax, permitindo também o tratamento menos invasivo de cânceres de pulmão”, diz.

Por seu caráter inédito e sua importância para o tratamento de doenças pulmonares, incluindo o câncer de pulmão, principalmente em estágios iniciais, a cirurgia será transmitida ao vivo e on-line para o corpo clínico de cirurgiões especialistas do Vitória Apart Hospital e da Samp, que fazem parte do grupo Athena Saúde.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA