No ES, Guedes demonstra otimismo com economia do Brasil

0
167
Ex-ministro da Economia, Paulo Guedes evitou críticas ao atual governo e destacou potencialidades do país
Ex-ministro da Economia, Paulo Guedes evitou críticas ao atual governo e destacou potencialidades do país - Crédito da Imagem: Danniel Nardaci

Ex-ministro da Economia, Paulo Guedes evitou críticas ao atual governo e destacou potencialidades do país

Por Robson Maia

Na manhã da última terça-feira (11), o ex-ministro da Economia do governo Jair Bolsonaro (PL), Paulo Guedes, esteve no Espírito Santo para palestrar em um evento privado de uma universidade em Vila Velha. O economista se mostrou otimista com a retomada do crescimento econômico do país devido à “conjuntura econômica favorável”, conforme destacou.

- Continua após a publicidade -

Guedes, que ocupa o cargo de Chanceler (consultor especializado) da Universidade de Vila Velha, retornou ao estado após quase um ano desde a última visita. Ele esteve em Vitória em outubro de 2022, quando faltavam apenas quatro dias para o pleito eleitoral que decretou a derrota de Bolsonaro.

No evento, o ex-comandante da pasta econômica do Brasil afirmou ver um cenário favorável para o país da perspectiva de negociações internacionais. Segundo ele, há um cenário que demonstra o fortalecimento do país. No entanto, Guedes não atribuiu qualquer mérito ao novo governo, chefiado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e que tem Fernando Haddad à frente do ministério da Economia.

“O Brasil tem vantagens comparativas muito relevantes, no agronegócio e na mineração, que atendem a algumas das grandes necessidades mundiais. É importante agregarmos valor a isso, mas já são vantagens muito importantes em um mundo que precisará cada vez mais de comida e que irá cada vez mais se urbanizar. Além disso, tem a transição energética global”, destacou o economista como potencialidades que fortalecem o Brasil no mercado internacional.

Durante a coletiva aos jornalistas presentes no evento, Guedes procurou evitar críticas diretas à gestão petista. Contudo, o ex-ministro indagou sobre a política de gastos realizada pela pasta de Haddad. “Não vou ficar aqui criticando. Agora, estão reduzindo os gastos? Estão aumentando ou reduzindo impostos? Todos sabemos as respostas, o meu caminho é diferente”, disse.

Guedes mencionou ainda o bom relacionamento histórico do país com as principais potências econômicas mundiais, principalmente em função do fator geopolítico.