21 C
Vitória
sábado, 20 DE julho DE 2024

Na França, partido de Le Pen lidera pesquisa eleitoral

O partido Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen, adversária de Macron, está na liderança com 38% das intenções de voto

Uma pesquisa do instituto Ifop-Fiducial mostrou nesta sexta, 21, os primeiros cenários de intenção de voto na França para as eleições legislativas convocadas pelo presidente Emmanuel Macron.

Segundo o levantamento, o partido de extrema-direita Reunião Nacional (RN), da adversária Marine Le Pen, está na liderança com 38% das intenções de voto, seguido pela coligação de esquerda Nova Frente Popular (29%). O partido do presidente Macron, o Renaissance, ocupa o terceiro lugar, com 22% das intenções de voto.

- Continua após a publicidade -

A pesquisa do Ifop ainda apontou os políticos favoritos para uma potencial mudança no cargo de primeiro-ministro. Jordan Bardella, do partido RN, e Gabriel Attal, do Renaissance, lideram o páreo entre eleitores de seus respectivos partidos, com 45%. Entre eleitores de esquerda, Raphaël Glucksmann obtém o suporte da maioria, com 61% das intenções.

Feito em parceria com o Le Figaro, a LCI e a Sud Radio, o levantamento também projetou a quantidade de assentos por partido: RN e aliados teriam entre 200 a 240 assentos; a NFP teria entre 180 a 210; o partido do presidente teria entre 80 a 110; outros completariam a composição entre 40 a 60.

O estudo projetou ainda uma participação de 64% do eleitorado no pleito, acima dos 49% de 2022. Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA