24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Na Câmara Federal, timidez; Evair: a surpresa

Atuação dos capixabas foi marcada por embates devido à polarização política, comprometendo ações concretas

Por Robson Maia

Os capixabas na Câmara Federal concentraram mais suas energias no embate do que em ações concretas. Para o analista Darlan Campos, a atuação dos parlamentares foi comprometida pelo clima de polarização no Congresso.

- Continua após a publicidade -

“A bancada federal está vivendo o desafio de um mandato bem polarizado. Você tem políticos que têm votado com a base, no sentido de estarem em partidos que estão próximos ao Governo, mas que ideologicamente talvez pensem diferente do proposto. Então, você tem um perfil de atuação bem mista. Vale lembrar que os deputados federais têm um desafio maior de aparição e de geração de ações, até pelo momento político que a gente vive”, destacou Darlan.

Na Câmara Federal, timidez; Evair: a surpresa
* Foram contabilizadas propostas como autor e coautor – Fonte: Portal da Transparência da Câmara Federal

Contudo, certos movimentos merecem destaque pela conjuntura mencionada pelo analista. Em março, Amaro Neto se sobressaiu ao ser eleito presidente da Comissão de Comunicação da Câmara Federal. O experiente jornalista passou então a presidir um dos colegiados considerados estratégicos em um cenário em que as discussões em torno da liberdade de expressão e de imprensa têm ganhado destaque.

“É fundamental que tenhamos uma legislação clara e atualizada, que regule a comunicação em todas as formas, seja ela televisão, rádio, internet ou qualquer outro meio”, disse Amaro, que também participou, ao longo do ano, de articulações sobre pautas consideradas importantes para sindicatos de imprensa, como a PEC do Diploma, que exige o curso superior em Jornalismo para o exercício da função.

O deputado Evair de Melo também ganhou as manchetes em variados momentos de 2023, particularmente em maio, quando assumiu a 3ª vice-presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as invasões de terras do MST. O parlamentar capixaba integra a Frente Parlamentar do Agronegócio e teve forte atuação na CPI, ao lado do ex-ministro do Meio Ambiente e atual deputado federal Ricardo Salles.

Foto: Câmara dos deputados
O deputado federal Josias Da Vitória (PP) é o líder da bancada capixaba no Congresso Nacional. Foto: Câmara dos deputados

Evair ainda emplacou emendas importantes para o Espírito Santo, sobretudo para a saúde financeira de municípios do interior. Em maio, viabilizou cerca de R$ 1 milhão em emendas para as prefeituras de Ibatiba, Muniz Freire e Vila Pavão, para aquisição de patrol motoniveladora e escavadeira hidráulica, equipamentos importantes para a infraestrutura dos municípios.

Se a polarização ideológica também atingiu os capixabas na Câmara Federal, temas estratégicos para as políticas partidárias, como a PEC da Anistia, uniu “gregos e troianos”. Apesar de adiada para 2024 pelo Senado, a Proposta de Emenda Constitucional que prevê o perdão aos crimes eleitorais cometidos pelos partidos entre os anos de 2015 e 2022 foi aprovada na CCJ. Hélder Salomão e Victor Linhalis estiveram entre os 45 nomes que votaram a favor da matéria.

Confira também 

A política espírito-santense em 2023
Câmaras da Grande Vitória em 2023
Na Câmara Federal, timidez; Evair: a surpresa
Ales e Governo do ES em harmonia
No Senado Federal Contarato e Malta se afirmam; Do Val derrapa

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA