18.3 C
Vitória
segunda-feira, 4 julho, 2022

Erick Musso investe em tecnologia para aproximar cidadão da Ales

O deputado Erick Musso apresentou projeto para criar o Auxílio Gás

Foram lançadas duas ferramentas para facilitar o acesso de deputados e da população

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) está apostando na tecnologia para aproximar o cidadão das atividades parlamentares. Para isso, lançou um pacote com dois serviços: a Alesinha e o Bip Legis.

“Hoje, estamos dando continuidade a esse processo de inovação na Assembleia Legislativa, que está colocando o parlamento estadual capixaba como pioneiro no Brasil em diversas ações tecnológicas”, afirmou o presidente Erick Musso.

Segundo o presidente, essa é apenas a primeira parte do pacote de medidas de inovação e tecnologia da Assembleia Legislativa, dando continuidade ao uso de ferramentas tecnológicas para aproximar o cidadão do parlamento estadual.

A Alesinha, pioneira no Brasil, usa a inteligência artificial é fundamental para que o Parlamento capixaba esteja mais acessível para o cidadão capixaba.

“A ideia é aproximar o cidadão capixaba do dia a dia da Assembleia, promovendo também a transformação digital da instituição, bem como aumentando o grau de transparência que é muito importante para um poder público como o Legislativo estadual”.

O serviço será capaz de responder quase todas as questões sobre os serviços da ALES, sobre as atividades legislativas que estão ocorrendo.  “A ideia é que os serviços que a Assembleia oferece ao cidadão sejam ainda mais acessíveis através deste novo canal de interação”, explicou Musso.

Disponível 24 horas, o serviço vai permitir que o cidadão conheça mais sobre os atuais deputados e sobre os projetos que estão trabalhando. “Tudo isso com a mesma facilidade de interação como se o cidadão estivesse conversando (ou teclando) com um ser humano”.

Já o BipLegis foi desenvolvido utilizando-se o Ales Digital, plataforma que atua na digitalização de processos da Casa. Segundo o presidente, o objetivo é dar uma nova opção de acesso a informações que já estão disponíveis e que são essenciais para o andamento das sessões plenárias.

“Com essa nova ferramenta, os parlamentares terão acesso mais rápido por meio do celular todas as informações pertinentes as sessões. Além da informação mais dinâmica, a proposta reforça uma política da Casa: a economicidade de recursos, nesse caso, a impressão no papel”, garantiu.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade