24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Ministro das Cidades participa de campanha educativa contra zika em Vitória

Gilberto Kassab faz palestra a estudantes de duas escolas públicas de Vitória sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Na manhã desta sexta-feira (19), o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, participou de mais uma ação do Dia Nacional de Mobilização da Educação Contra o Zika, realizado em várias cidades brasileiras. As unidades de ensino visitadas por Kassab foram Escola Estadual Vida, no bairro São Pedro e Escola Professor Vercenilio da Silva Pascoal, no bairro Joana D’ Arc. 

- Continua após a publicidade -

Kassab fez palestra a estudantes destacando informações sobre os hábitos e formas de reprodução do Aedes, além de ressaltar as maneiras de combate e prevenção do mosquito. Segundo o ministro, “a conscientização da população começa na sala de aula”. 

Durante visita a Escola Viva, o ministro afirmou que a nova etapa da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti necessita do engajamento dos jovens. “O Brasil precisa de vocês para conscientizar suas famílias, seus amigos, vizinhos e passem a fazer um trabalho permanente como escovar os dentes. Em todos os momentos, temos que aprender a enfrentar esse mosquito”, disse Kassab aos jovens.

Na opinião do ministro, essa é a etapa mais difícil, porque os jovens, em sua maioria, não viveram situação de enfrentamento de uma epidemia. “Qualquer epidemia precisa ser controlada pela população e hoje o foco são os jovens. Por isso, hoje em cada estado está um ministro, para conscientizá-los e fazer perceber que esse aparato existe porque algo grave está acontecendo”, explicou.

Valendo-se do período de volta às aulas, o dia foi dedicado à mobilização de estudantes, professores, servidores técnicos e pais dos estabelecimentos de ensino de todo país, incluindo as 188.673 escolas de educação básica, as 63 universidades federais e os 40 institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica. São 60 milhões de estudantes, professores e profissionais da educação em todo o país envolvidos e a mobilização deve ocorrer também nos dias 26 de fevereiro e 4 de março. A expectativa é usar o alcance da rede de educação, em todos os níveis para disseminar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença. Para fortalecer as ações, assim como aconteceu no Dia Nacional de Mobilização Zika Zero, a equipe de ministros se dividiu entre os  Estados. 

A iniciativa integra os esforços do governo federal na promoção de ações de orientação à população para o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus e conta com o apoio das secretarias estaduais e municipais de educação, além das Forças Armadas. Aqui em Vitória, os secretários de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, e o de Educação, Haroldo Rocha, acompanharam o ministro que 

A ação é fruto do Pacto assinado na Reunião de Lançamento do Programa do Ministério da Educação de Enfrentamento ao Zika no início deste mês. Assinam o documento 19 entidades representativas, como Fórum Nacional de Educação (FNE), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Associação Brasileira de Instituições de Educação Evangélicas, Fundo das Nações Unidades para a Infância (Unicef) e Conselho Nacional de Educação (CNE).

Na próxima terça-feira (23), a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, desembarca no Brasil para falar de zika, primeira grande epidemia após organização ser criticada por ebola. A médica Chan, sanitarista natural de Hong Kong, que dirige a organização desde 2007, esteve à frente da iniciativa que terminou por declarar a epidemia de zika uma “emergência global de saúde pública. No Brasil, irá discutir com a presidente Dilma Rousseff a coordenação dos esforços nacionais para o combate ao zika com o plano global contra o vírus, lançado na última segunda-feira (15). A OMS ainda não detalhou a agenda de Chan no Brasil, apenas confirmou a chegada na terça e uma coletiva no dia seguinte (24). 

Ministro das Cidades participa de campanha educativa contra zika em Vitória

Minha Casa Minha Vida 

Ainda nesta sexta-feira, o ministro kassab e o governador Paulo Hartung participaram da entrega das chaves das 496 apartamentos, divididos em 33 prédios, do Residencial Esperança. Construído no Bairro Marbrasa, em Cachoeiro de Itapemirim. o residencial é um empreendimento realizado pela Prefeitura Municipal por meio de um convênio firmado com o Governo. Os apartamentos têm sala, dois quartos, cozinha e banheiro, totalizando área de 45,75 metros quadrados. O condomínio conta com quadra de areia, meia quadra de basquete, salão de festas e dois quiosques.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA