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domingo, 28 abril, 2024

México é país-alvo para o setor de rochas do ES

México é país-alvo para o setor de rochas em razão da forte redução da produção mexicana

Por Amanda Amaral

O México é país-alvo para o setor de rochas no Brasil, inclusive no Espírito Santo. Isso porque houve redução da produção local e haverá necessidade de suprir a demanda mexicana por importações. Empresários capixabas já preveem uma missão comercial ao país.

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A demanda foi identificada pelo programa It’s Natural – Brazilian Natural Stone – que visa a incentivar às exportações. O México foi tema de um estudo de mercado realizado com apoio do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

No primeiro semestre de 2022, o setor de rochas ornamentais no Brasil faturou UU$ 634 milhões, aumento de 10,29% nas exportações em relação ao mesmo período do ano passado. Espírito Santo (80,54%), Minas Gerais (11,45%) e Ceará (3,42%) foram os estados que puxaram as exportações nacionais no período.

O resultado do trabalho foi apresentado durante seminário virtual realizado nesta semana, que contou com cerca 50 participantes. Os aspectos gerais do Estudo do México foram apresentados pelo economista, Marcelo Prado, sócio-diretor da IEMI Inteligência de Mercado.

Após fazer um overview sobre o país, ele apresentou os principais insights e detalhou alguns pontos, completando com recomendações estratégicas. “A boa receptividade e diversidade das rochas brasileiras garante uma vantagem competitiva entre os concorrentes. Com forte redução na produção local, mais do que nunca, o México necessita de importações para suprir essas demandas. E esta é uma excelente oportunidade para os exportadores de rochas brasileiras”, destacou.

Viagem para o México

O Estudo de Mercado faz parte de uma série de ações que, somadas, munem o setor com as informações necessárias para otimizar os resultados naquele país. São elas: estudo, missão prospectiva, seminário de apresentação dos resultados e missão comercial.

Em agosto deste ano, após analisar as informações levantadas sobre o mercado mexicano, o gerente do It’s Natural, Rogério Ribeiro, e o coordenador de inteligência de mercado do Centrorochas, Luiz Gustavo Drumond, visitaram o país durante missão prospectiva, para validação das informações apresentadas. “O estudo foi muito fiel a tudo que vimos in loco”, afirmou Luiz.

Segundo Rogério Ribeiro, a última etapa desta ação tem previsão de acontecer no primeiro semestre de 2023. “A missão comercial acontece após as três primeiras etapas e é quando a gente visita o país, juntamente com um grupo de empresários, com foco em iniciar e, se possível, efetivar negociações comerciais”, explicou e complementou que o Estudo de Mercado trouxe lições que poderão se desdobrar em outras atividades no país.

Ferramentas da ApexBrasil

méxico é país-alvo
Presidente do Centrorochas, Tales Machado, comenta sobre as ferramentas que a ApexBrasil oferta. Foto: Divulgação

Na ocasião da apresentação do projeto setorial, o presidente do Centrorochas, Tales Machado, lembrou o quanto o setor desconhecia as ferramentas oferecidas pela Agência nacional, até a entidade assumir a sua gestão.

“Quando estávamos construindo a proposta para execução do projeto setorial, eu me lembro do Roberto Jaguaribe – então presidente da ApexBrasil, falando que o setor de rochas era o único que não aproveitava as oportunidades oferecidas por meio do convênio. Desde então, é isso que temos procurado, trazer tudo que a Apex tem e pode oferecer para o nosso segmento, de forma a impulsionar a nossa participação no mercado internacional. Este é o primeiro de muitos estudos que virão”, comemorou.

Conduzido pelo gerente do It’s Natural no Centrorochas, Rogério Ribeiro, o evento contou com a participação do chefe do Setor de Promoção Comercial e Agronegócio (Secom) na Embaixada do México, Pedro Luiz do Nascimento Filho; que detalhou como a Secom pode apoiar os empresários no país.

Acesso ao estudo

O acesso ao documento completo com o Estudo do México é exclusivo para as empresas apoiadas pelo It’s Natural – Brazilian Natural Stone. A solicitação deve ser feita por meio do e-mail [email protected].

As empresas que ainda não são apoiadas pelo projeto setorial, podem solicitar sua adesão gratuita por meio deste link.

Sobre o It’s Natural

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.

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