23.6 C
Vitória
quinta-feira, 2 julho, 2020

Atenção, pais! Regras para viagens de menores mudaram

Leia Também

Hoje é o último dia para pedir o auxílio emergencial

Prazo para novos cadastros termina nesta quinta às 23h59. Saiba mais! Para quem ainda não se cadastrou a fim de receber o auxílio emergencial de R$...

MEC define protocolo de segurança para volta às aulas

Cronograma das atividades deve ser orientado pelo governo local. Saiba mais! O Ministério da Educação (MEC) definiu um protocolo de biossegurança para a retomada gradual...

Brasil chega a 60 mil mortes por covid-19

O país soma 1.488.753 casos acumulados da doença. Saiba mais! Até o momento, 60.632 pessoas morreram em decorrência da pandemia do novo coronavírus no Brasil,...

Depois de dois meses em queda, produção industrial cresce 7% em maio

Alta é a maior desde junho de 2018 (12,9%), diz IBGE. Confira! A produção industrial brasileira avançou 7% na passagem de abril para maio deste...

A mudança na lei também prevê exceções no caso de crianças e adolescentes viajarem sozinhas

Uma nova lei que visa a modificação de um item do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi publicada no sábado (16). A Lei nº 13.812, que trata da Política Nacional de Buscas de Pessoas Desaparecidas, visa a alterar a idade de embarque de crianças e adolescentes em viagens em que estiverem sozinhos.

Em entrevista ao Gazeta Online, a juíza da Coordenadoria das Varas da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Patrícia Neves, a idade passa de 12 para 16 anos. E para ela a mudança foi necessária para aumentar a segurança.

“Desde 1990 era previsto que crianças a adolescentes poderiam embarcar em avião, ônibus, navio, ou outro meio de transporte sozinho. Agora faz mais sentido alterar para 16 anos, já que com essa idade pode começar a dirigir e até casar”, disse a juíza.

Mas a juíza afirma que há exceções, como, por exemplo, para quem mora em municípios próximos dentro do mesmo Estado. Neste caso, não há necessidade de autorização para viajar, mas em Estados diferentes a criança ou o adolescente não podem mais estar desacompanhados.

Também não serão cobradas autorizações judiciais no caso do menor estar acompanhado por avós, bisavós e tios desde que as relações sejam comprovadas por meio de documentos em que constem o parentesco. A juíza disse que um terceiro também pode ser registrado em um cartório como acompanhante da criança ou do adolescente.

Autorização judicial

As autorizações judiciais são adquiridas por meio dos Juizados da Infância e Juventude de cada município das 12 às 18 horas, apresentando os documentos do menor e dos pais dele.

Para viajar, as crianças e adolescentes devem portar documentos pessoais como o documento oficial de identidade ou qualquer documento com foto que não seja carteira afiliada a algum clube ou carteira escolar.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Confiança do empresário sobe em junho pelo segundo mês, diz FGV

Índice atingiu 80,4 pontos em escala de zero a 200 pontos. Saiba mais! O Índice de Confiança Empresarial (ICE) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV)...

Intenção de consumo das famílias tem maior queda em dez anos, diz CNC

Em comparação a junho do ano passado a queda é de 24,1%. Confira! A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do...

Cinco passos para conquistar prosperidade

As pessoas só querem prosperidade ou estão trabalhando para serem prósperos?

Cliente adota a compra pelos canais digitais

A Mercedes-Benz estreou no dia 8 deste mês sua loja no Instagram. Saiba mais! Por Hairton Ponciano (AE) Aos poucos, as concessionárias vão reabrindo as portas...

Vida Capixaba

O clássico tricot retorna à moda com o inverno

Desde que caiu na graça das fashionistas, o tricot ganhou recortes e estampas mais atuais e se consolidou como a peça chave dos looks de inverno nos últimos anos.

Cinema drive-in será aberto a partir desta quinta (02), em Vitória

Tendência nos anos 1960, o Circuito Cine Drive-In, será realizado em um espaço montado no estacionamento da Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, Vitória.

População poderá opinar sobre projeto arquitetônico em Vila Velha

Estão previstas a construção de um centro de apoio aos visitantes com lojas, sede administrativa, salão, banheiros, depósitos, playground, estacionamento, entre outras melhorias.

Raul Seixas será próxima atração do Diversão em Cena

O espetáculo “Raulzito Beleza: Raul Seixas para Crianças” será apresentado neste domingo (28), às 16 horas, nas mídias sociais do projeto.
Continua após publicidade