26 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Instagram vai usar IA para verificar idade de adolescentes no Brasil

Essas funções já estavam em teste para usuários adolescentes dos Estados Unidos desde junho deste ano

Em mais uma medida para proteger menores de idade, o Instagram está expandindo os testes de verificação de idade dos usuários da plataforma no Brasil e na Índia. Dessa vez, o app vai usar inteligência artificial para checar informações de adolescentes.

Para menores de idade que alterarem a idade para 18 anos ou mais no Instagram, o aplicativo da Meta (empresa também dona do Facebook e WhatsApp) vai exigir duas etapas adicionais para justificar a mudança etária: carregamento de um documento comprobatório de idade e a gravação de um vídeo tirado da câmera frontal do celular.

- Continua após a publicidade -

Nesse último caso, o Instagram vai utilizar a inteligência artificial da Yoti, empresa que estima a idade do jovem a partir de feições faciais. A Meta garante que a ferramenta não reconhece identidade (apenas a faixa etária) e que todo conteúdo é excluído após a análise.

Segundo a Yoti, a IA trabalha com um banco de imagens de pessoas anônimas em todo o mundo, utilizado para treinar o algoritmo para reconhecer idades de menores de idade.

Além disso, outra medida é a confirmação de idade feita por terceiros. Ao pedir a mudança etária no app, o usuário poderá indicar três amigos para confirmar a faixa etária superior a 18 anos de idade. Essas três indicações deverão dar uma resposta em até 3 dias.

Essas funções já estavam em teste para usuários dos Estados Unidos desde junho deste ano.

Esses recursos complementam outras novidades reveladas no ano passado para menores de idade. Em 2021, passou a exigir a data de nascimento de todos os usuários e começou a impedir o contato entre contas de adultos e menores de idade desconhecidos – ou seja, que não são amigos no aplicativo.

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA