25.9 C
Vitória
segunda-feira, 17 junho, 2024

Material à base de papel capta e armazena energia de movimentos

O dispositivo pode ser usado para recarregar a bateria de aparelhos portáveis, como relógios e controles remotos

Por Redação ESBrasil

A tecnologia tem tomado cada vez mais espaço no mundo. Isso porque um grupo de cientistas criou uma nova maneira de recarregar aparelhos eletrônicos sem o uso de tomadas ou pilhas. Os cientistas desenvolveram um material leve capaz de capturar e armazenar energia a partir de movimentos feitos por usuários.

- Continua após a publicidade -

Segundo a revista Exame, o dispositivo é um desdobramento de outro dispositivo desenvolvido pelo grupo, chamado de nanogerador triboelétrico (TENG). Esse tipo de produto aproveita a energia mecânica gerada pelo movimento do corpo, como, por exemplo, nossos passos, para alimentar a bateria de equipamentos eletrônicos portáteis.

O dispositivo pode ser usado para recarregar a bateria de portáveis, como relógios e controles remotos. Entretanto, pode demorar horas para recarregar aparelhos minúsculos, como sensores. Mas a solução encontrada pelo grupo foi criar primeiro um super condensador feito a partir de papel revestido de ouro e grafite, que permite armazenar grandes quantidades de energia. Já a segunda é um nanogerador triboelétrico criado à base de papel, também revestido de ouro, e uma película fluorada de etileno propileno.

De acordo com a pesquisa realizada pelo grupo, o desenvolvimento de fontes de energia portáteis e sustentáveis são urgentemente necessárias para eletrônicos pessoais e aplicações médicas, como sensores de temperatura ou de glicose. Assim, os cientistas esperam que o material possa preencher essa lacuna.

Esta matéria foi publicada originalmente em 21 de Abril de 2017 no portal da Revista ESBrasil. As pessoas ouvidas e/ou citadas podem não estar mais nas situações, cargos e instituições que ocupavam na época, assim como suas opiniões e os fatos narrados referem-se às circunstâncias e ao contexto de então.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA