Malta declara voto contrário à indicação de Dino ao STF

0
364
dino
Senador capixaba rechaçou qualquer possibilidade de voto a favor da indicação de Dino a vaga no STF - Foto por: Lula Marques - Agência Brasil

Senador capixaba rechaçou qualquer possibilidade de voto a favor da indicação de Dino a vaga no STF

Por Robson Maia

O senador capixaba Magno Malta (PL-ES) declarou-se contrário à indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga deixada por Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar declarou que não receberá o candidato em seu gabinete no Senado antes da sabatina e rechaçou qualquer possibilidade de mudar sua decisão a respeito da indicação.

- Continua após a publicidade -

“Quando o [ministro Edson] Fachin foi sabatinado aqui por nós, eu disse a ele: ‘Advogado, o senhor é militante do PT’. Ele disse: ‘Não, quando se coloca a toga…’ Eu disse: ‘Um homem nunca será separado das suas convicções’. […] A mesma coisa eu digo para o Flávio Dino. Ele está bonzinho, mandando interlocutor […]. Eu não recebo, não, até porque eu recebo quem eu não conheço, mas Flávio Dino eu conheço. Vou receber para quê?” disse.

O parlamentar acusou Flávio Dino de agir “com ironia e deboche” contra o Parlamento durante as apurações da CPI. Segundo Malta, a postura do ministro da Justiça foi de “desrespeito” aos representantes da população brasileira. O senador antecipou que votará contra a indicação de Dino e reforçou o “compromisso” de trabalhar em torno da pauta, enquanto aguarda para ouvir o candidato na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ).

“Fica aqui a minha palavra, o meu voto está dado. Voto contra, trabalho contra e quero ouvir, na sabatina, esse valentão, com pinta de filhote de ditador, que quer acabar com a liberdade de expressão, repetir toda essa valentia na Comissão de Justiça” declarou o presidente do PL no Espírito Santo em discurso no Senado.

Na última segunda-feira (27), quando Lula anunciou a indicação de Dino, Malta já havia se pronunciado de forma incisiva sobre o assunto. O senador criticou fortemente a indicação de Dino e afirmou que o Senado rejeitará a escolha de Lula. O parlamentar ainda questionou os posicionamentos ideológicos do ministro da Justiça e afirmou que a oposição está preparada para, mais uma vez, dispensar uma escolha do presidente.

“O indicado de Lula para o STF é o ministro Flávio Dino, do Partido Comunista do Brasil. Vejam este vídeo (confira abaixo). Qual lado vocês acham que ele quer excluir do debate público? Durante 30 anos, eles dominaram o cenário político sem oposição de verdade para debater ou fazer contraponto. Agora, que temos voz e representação, enfrentamos tentativas de sermos silenciados. O Senado está preparado para enfrentar mais esse desafio. Já rejeitamos uma indicação de Lula anteriormente e, confiando em Deus, rejeitaremos esta também”, disse Malta em suas redes sociais.