18.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 DE julho DE 2024

Mais de 95% dos turistas avaliam a hospitalidade capixaba como ótima

O lazer é o principal motivo que leva os turistas a visitarem o Estado, com 83% do total de visitantes

Por Bruno Emilio Pereira

Ao contrário do que muita gente pensa, o povo capixaba é um dos mais hospitaleiros do País, aponta a pesquisa realizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O levantamento foi feito durante o verão, com quase 3.500 viajantes.

- Continua após a publicidade -

De acordo com os números, mais de 95% dos participantes avaliaram a nossa hospitalidade como ótima. Outro dado curioso, revelado pela pesquisa, é que 97,7% disseram que recomendariam o Espírito Santo como destino turístico, o que demonstra o potencial turístico do estado.

O lazer é o principal motivo que leva os turistas a visitarem o Estado, com 83% do total de visitantes. O principal fator de escolha dos turistas pelo Espírito Santo são as belezas naturais. segundo 40,5% dos entrevistados. Os dados são da Secretaria de Estado de Turismo (2023).

Se por um lado há uma crença local de que os capixabas não estão preparados para o atendimento aos turistas, por outro os dados demonstram exatamente o contrário. É preciso desmistificar a falsa impressão, que se instalou de forma equivocada, de que não recepcionamos nossos visitantes de forma adequada.

Quando o assunto é a hospitalidade, estamos falando em pessoas que atuam diretamente nesse segmento. Segundo o mais recente Boletim Economia do Turismo no Espírito Santo, do 3º trimestre de 2022, o número de pessoas ocupadas nas atividades características do turismo no Estado é de aproximadamente 162 mil pessoas. O levantamento foi feito com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), elaborada pelo IBGE.

Partindo do pressuposto de que o atendimento dado aos turistas está relacionado à qualificação dos profissionais que atuam nas frentes ligadas ao comércio de bens, produtos e serviços, hotelaria e lazer, buscados por viajantes em terras capixabas, podemos entender que a formação voltada para a experiência do usuário é fundamental para a caracterização da hospitalidade capixaba como sendo ótima.

O Sistema Fecomércio/ES – Sesc e Senac investe cada vez mais para fortalecer o segmento do comércio de bens, serviços e turismo no Espírito Santo. O Senac-ES tem atuado em parceria com o Governo do Estado e instituições do setor para oferecer formação e qualificação relacionadas às principais atividades de gastronomia e hospitalidade, para atender à demanda por profissionais no mercado.

Até o final de 2023, cerca de 900 pessoas serão qualificadas em parceria com a Secretaria de Turismo. Além disso, ofertamos vagas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) para atender pessoas de forma gratuita. Temos, ainda, o projeto Comunidade Gourmet, que recebe doações de alimentos e ensina pessoas a aproveitarem alimentos no preparo de refeições saudáveis. Podemos destacar alguns títulos já realizados como: Oficina de Cozinha Capixaba, Método de Preparação de Cafés Especiais, Bem Receber o Turista, Camareira – Técnicas de Limpeza e Arrumação, Criatividade no Setor do Turismo, Garçom, Formação de Barista, Turismo – Potencialidades e Desenvolvimento Econômico Regional, Técnicas de Guiamento em Atrativos Naturais.

Bruno Emilio Pereira é Gerente de Educação Profissional Senac Espírito Santo

*Artigo publicado originalmente na revista ES Brasil 218, de novembro de 2023. Leia a edição completa de turismo aqui

 

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba