25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Mais de 1.500 pessoas participam do XXII Seminário Espírito Santense de Manutenção

Mais de 1.500 pessoas participam do XXII Seminário Espírito Santense de ManutençãoRealizado pela Associação Brasileira de Manutenção do Espírito Santo (Abraman-ES), o XXII Seminário Espírito Santense de Manutenção reuniu, entre os dias 3 e 6 de maio, um total de 1500 participantes e visitantes, entre engenheiros, técnicos, empresários e acadêmicos. O público compareceu ao Centro de Convenções de Vitória para assistir às mais de 45 atividades da programação, composta por workshops, minicursos, palestras, apresentação de trabalhos técnicos, além de visita à XVII Expomanes – Exposição de Produtos e Serviços de Manutenção.
O evento abordou como tema central “Manutenção: desafios e aprendizados” e debateu os recentes avanços do setor, apresentando técnicas e tecnologias inovadoras para o segmento. Também foram discutidas propostas e soluções para minimizar alguns gargalos, como a falta de mão de obra no mercado capixaba. Para o diretor da Abraman-ES, Paulo Barbosa, “o Seminário, mais uma vez, atendeu às suas funções primordiais: a troca de conhecimentos e a transferência de tecnologia”.

O momento de abertura, na terça-feira, dia 3, foi um dos destaques da programação, com palestra do gerente-geral de Manutenção da Pelotização da Vale, Angelo Falco. O especialista falou sobre os desafios da empresa na área da manutenção. Foram registradas na solenidade as presenças do presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Espírito Santo (Crea-ES), Luís Fiorotti, e do diretor da Abraman Nacional, Evandro de Figueiredo Neto, além de membros da diretoria da Abraman-ES.

- Continua após a publicidade -

Já os três minicursos – sobre “Planejamento de Parada”, “Aplicação de Aço Forjado na Indústria” e “Manutenção de Transportadora de Correias” – também agradaram aos participantes. A organização teve que, inclusive, ampliar o número de vagas, devido à demanda.
Outro ponto alto foi o workshop de Segurança em Eletricidade, ministrado na quinta-feira, dia 4, por Paulo Tarcísio, representante da Tereme, empresa especializada em Engenharia de Manutenção, e por Wanderley Gomes Nascimento, da ArcelorMittal. Na ocasião, foram abordados os riscos do choque e do arco elétrico e as medidas de controle ideais a serem tomadas para prevenir acidentes e evitar imprevistos.

O secretário de Estado da Educação, Klinger Marcos Barbosa Alves, doutor em Física pela Universidade de Manchester e pós-doutor pelo Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), fechou o Seminário com chave de ouro. Para os realizadores, o evento foi um sucesso, com salas sempre cheias e expressiva participação de profissionais de grandes empresas do estado.

Do total de 30 trabalhos técnicos apresentados ao longo da programação do XXII Seminário Espírito Santense de Manutenção, os cinco melhores segundo avaliação de uma comissão julgadora foram premiados. O primeiro lugar ganhou uma inscrição para o 26º Congresso Brasileiro de Manutenção, a ser realizado em Curitiba (PR), no período de 19 a 22 de setembro, e o segundo colocado para o XXIII Seminário Espírito Santense de Manutenção. Os classificados em terceiro, quarto e quinto lugares receberam menção honrosa.

Confira as colocações:

1º lugar – “Gestão do Conhecimento no Planejamento e Execução da Troca da Calha de Carregamento do Resfriador de Sinter”, de José Luiz Domingos, Alfredo Ragonezi Filho, Ricardo Fernandes Gomes, Isaias Belmiro e Eliézer Vieira de Sousa (apresentador) – ArcelorMittal Tubarão;
2º lugar – “Melhoria no Sistema de Proteção em Subestações da EDP”, de José Fernandes Calegario – Escelsa – EDP;
3º lugar – “Utilização do PPCM nos Serviços de Inspeção em Vasos de Pressão e Caldeiras na ArcelorMittal Tubarão”, de João Manoel de Almeida, Leonardo Silva Nunes, Luiz Alberto Martinelli e Severino Albani Junior (apresentador) – ArcelorMittal Tubarão;
4º lugar – “Estudo da Influência da Temperatura na Degradação de Correias Transportadoras de Alta Temperatura”, de Fábio Arielo Guastala (apresentador) e Victor Simões Sousa – Vale;
5º lugar – “Redução dos Custos na Manutenção dos Roletes dos Carros de Grelha”, de Carlos Cabral, Damario Oliveira de Araújo, Idelvan Brunnoro, Lincoln Pinheiro de Freitas (apresentador), José Arnaldo F. do Nascimento, Marcelo Guasti e Marlon Pierre.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA