28.8 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Mais de 118 mil famílias com dívidas em Vitória

O número de famílias com dívidas em Vitória chegou ao seu maior patamar desde janeiro de 2021

Por Amanda Amaral 

O número de famílias com dívidas em Vitória chegou ao seu maior patamar desde janeiro de 2021 e 87,8% delas possuem algum tipo de dívida que pode ser no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo, prestação da casa, entre outros motivos.

- Continua após a publicidade -

Existem 118.159 famílias nessa condição na capital. As informações da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic) foram divulgadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES).

O percentual de endividados subiu de 82,8% em agosto para 87,8% em setembro, assim como o de inadimplentes, que passou de 35,1% para 37,7% no mês passado.

Na mesma comparação mensal, também subiu de 17,1% para 18,4% o número daqueles que não terão condições de pagar débitos já atrasados agora em outubro. O cartão de crédito é o principal tipo de dívida (80,7%).

Na comparação entre setembro de 2021 e de 2022, todos os índices pesquisados apresentaram alta. O que apresentou a maior variação foi o número de endividados, que passou de 67,6% no ano passado para 87,8% neste ano.

Crédito caro 

Na análise da Assessoria Econômica da Fecomércio-ES, com a reabertura do comércio, após a flexibilização da pandemia, as pessoas estão mais dispostas ao consumo, impulsionadas pela melhora do mercado de trabalho, renda extra e desaceleração da inflação. Por outro lado, o crédito ainda é caro e onera as dívidas, inclusive as já contraídas, segundo análise dos economistas da Federação.

A alta da inadimplência, mesmo em menor proporção em relação ao endividamento, acende um sinal de alerta pelo aumento do número de pessoas que avaliam não ter condições de quitar suas dívidas, de acordo com a Assessoria Econômica da Entidade.

Renda familiar

Mais de 118 mil famílias com dívidas em Vitória
O cartão de crédito é o principal responsável pelas dívidas das famílias. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os economistas da Fecomércio-ES ressaltaram ainda que as famílias de renda menor estão com mais dificuldades no orçamento e, muitas vezes, utilizam o crédito para pagar despesas correntes, o que pode impactar a capacidade de consumo desse grupo nos próximos meses.

De acordo com a Peic, para o grupo com renda familiar de até dez salários mínimos, o nível de endividamento marcou 89,5% e a inadimplência, 42,1%. Já para o grupo com renda acima de dez mínimos, o endividamento ficou em 77,2% e a inadimplência em 11,9%.

Números no Brasil

O número de endividados no País em agosto ficou em 79,3%, uma alta de 0,3 ponto percentual na comparação com o mês anterior e um aumento de 5,3 pontos percentuais frente ao mesmo mês do ano passado. O percentual de inadimplentes subiu para 30,0% e o índice dos que afirmaram que não terão condições de pagar suas dívidas ficou em 10,7%.

Sobre a Peic

A PEIC analisa a capacidade de endividamento e pagamento das famílias, comprometimento de renda e, consequentemente, impactos no consumo futuro. É realizada com 500 famílias residentes em Vitória.

Confira os números da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência em Vitória:

Famílias com pelo menos uma dívida:

Total – 118.159

Principal motivo da dívida:

Cartão de crédito – 80,7%

Variação entre agosto/setembro de 2022

Endividados

Agosto – 82,8%
Setembro – 87,8%

Inadimplentes

Agosto – 35,1%
Setembro – 37,7%

Quem não pagará uma dívida

Agosto 17,1%
Setembro – 18,4%

Fonte: Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic) da Fecomércio-ES.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA