23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Lula anunciou novo instituto federal no ES; confira o local

Expectativa é que sejam ofertado cerca de 1,4 mil vagas na nova instituição

Por Kebim Tamanini

O Espírito Santo receberá mais um Instituto Federal, com Muniz Freire sendo a cidade escolhida para abrigar a nova instituição, localizada na região do Caparaó que ofertará cerca de 1,4 mil vagas. Atualmente, o Estado conta com 22 campi distribuídos por todas as suas regiões. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante um evento realizado no Palácio do Planalto, na tarde desta terça-feira (12/3).

- Continua após a publicidade -

Além de Muniz Freire, o governo federal divulgou a criação de outros 99 novos campi de institutos federais em todo o país. Com essa medida, o Ministério da Educação (MEC) planeja abrir 140 mil novas vagas. Segundo o governo, serão investidos R$ 2,5 bilhões para a construção das novas unidades, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Atualmente, a rede federal possui 656 campi em todo o Brasil.

“É com base no investimento na educação que a gente pode ter a certeza de que esse país vai chegar a ser um país de primeiro mundo, um país desenvolvido, um país de uma sociedade composta pela grande maioria de gente de classe média”, disse Lula, durante a cerimônia no Palácio do Planalto.

Expectativa é que sejam ofertado cerca de 1,4 mil vagas na nova instituição
Presidente Lula, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do vice-presidente Geraldo Alckmin, durante solenidade de anúncio de 100 novos campi de institutos federais – Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

São Paulo terá o maior número de municípios beneficiados com a criação dos institutos, com um total de 12 cidades atendidas. Considerando as regiões do país, o Nordeste contará com o maior número de unidades, com 38 novas instituições. Em seguida, a Região Sudeste receberá 27 unidades; o Sul, 13 unidades; o Norte, 12 unidades; e o Centro-Oeste, 10 unidades.

Especialistas afirmam que a expansão das vagas de ensino técnico é essencial para proporcionar mais oportunidades aos jovens e alinhar a formação das novas gerações com as demandas do mercado. O Brasil está entre os cinco países com a menor taxa de matrículas na educação profissional, comparando-se a 45 nações analisadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No Brasil, apenas 10% dos alunos frequentam o ensino técnico, enquanto essa taxa é de 68% na Finlândia e 49% na Alemanha. A oferta de vagas no ensino técnico é limitada e, muitas vezes, exige aprovação por meio de processo seletivo (vestibulinho).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA