População terá acesso às informações através de um QR- Code nas contas de água e esgoto, e por SMS enviado a todos os clientes
Por Kebim Tamanini
A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) tomou uma medida inovadora neste ano, substituindo a tradicional entrega impressa do relatório sobre a qualidade da água por um formato digital. Essa mudança não apenas acompanha os hábitos modernos de consumo de mídia, mas também traz economia, prevendo uma redução de R$ 600 mil ao ano em custos de impressão.
A população poderá acessar as informações através de um QR Code disponível nas contas de água e esgoto, bem como por meio de SMS, que será enviado a todos os clientes.
“Estamos dando um passo significativo para acompanhar o hábito de consumo de mídia pela população. Essa nova forma de entrega garante a acessibilidade das informações para nossos clientes, e supre uma logística de entrega complexa”, salienta a coordenadora de Comunicação Empresarial, Desiery Marchini.
O relatório digital disponibiliza resultados das análises periódicas dos parâmetros físico-químicos, como cor, turbidez, pH, flúor e cloro residual, além dos parâmetros microbiológicos, como coliforme total e escherichia coli. O documento também oferece explicações detalhadas sobre o significado desses parâmetros, tornando-o acessível e compreensível para os usuários.
A Cesan ressalta a importância da manutenção adequada dos reservatórios de água nos imóveis, destacando que eles devem ser tampados e limpos a cada seis meses para garantir uma água de qualidade para o consumidor. Esta medida não apenas promove a saúde pública, mas também contribui para a preservação da qualidade da água em todo o estado do Espírito Santo.