24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Londres sofre o terceiro ataque terrorista do ano

Explosão de engenho artesanal no metro de Londres deixa 22 feridos. 

Explosão dentro da estação de Parsons Green, em Londres, na manhã desta sexta-feira (15), trouxe novamente pânico à cidade. Vinte e duas pessoas ficaram feridas, mas ninguém corre risco de morrer.

Autoridades continuam a investigar o caso como um “incidente terrorista”. Isso significa o terceiro ataque terrorista somente este ano em Londres. Em maio deste ano, houve ainda um ataque em Manchester, durante show da cantora Ariana Grande.

- Continua após a publicidade -

Londres sofre o terceiro ataque terrorista do ano

Várias ruas no entorno da estação foram bloqueadas e policiais com cães farejadores também levados ao local.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, divulgou um comunicado pedindo a todos os moradores da cidade que permaneçam calmos e vigilantes. Também solicitou que procurem informações sobre o funcionamento do transporte público antes de se locomoverem.

Criticou os autores da explosão. ‘Indivíduos hediondos que tentam usar o terror para nos prejudicar e destruir nosso modo de vida’. Khan afirmou que o terrorismo não irá intimidar ou derrotar os britânicos.

A nota reforçou a afirmação da Polícia local de que a explosão em um trem na Estação Parsons Green, sudoeste de Londres, é tratada como terrorismo.

O prefeito participa na tarde desta sexta-feira, 15h (horário de Brasília), de uma reunião de emergência com a primeira ministra Theresa May. “Nossa cidade condena completamente os indivíduos hediondos que tentam usar o terror para nos prejudicar e destruir nosso modo de vida”, disse.

Khan contou que está em contato direto com a Polícia Metropolitana, o Transporte de Londres, e o governo federal, além de outros serviços de emergência que estão no local do atentado, e lidera a investigação.

Pela 3ª vez Londres

A estação fica na District Line, que leva ao bairro de Wimbledon, onde é realizado o mais importante torneio de tênis do mundo. A unidade antiterrorista de Scotland Yard, S0 15, assumiu a liderança na investigação e mobilizou centenas de investigadores. Segundo autoridades antiterrorismo, o “artefato improvisado” explodiu parcialmente dentro do metrô.

Londres sofre o terceiro ataque terrorista do anoO incidente provocou pânico nos usuários do sistema. Houve correria e muitos correram para fora da estação.  A primeira-ministra britânica, Theresa May, irá se encontrar com o comitê de emergência do governo para discutir o incidente. “Meus pensamentos estão com os feridos no Parsons Green e os serviços de emergência que estão respondendo bravamente a este incidente terrorista”, afirmou no Twitter.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tuitou em sua conta pessoal. “Outro ataque em Londres por um terrorista perdedor. Há pessoas doentes e dementes que estavam no radar da Scotland Yard. É preciso ser proativo!”

Fotos: Daniel Leal Olivas / AFP Photo
Foto Metrô: Sylvain Pennec/via Reuters

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA