- Continua após a publicidade -

No Reino Unido, Liz Truss confirma renúncia ao cargo de primeira-ministra

Eleita líder do seu partido, Truss substituiu o ex-premiê Boris Johnson, que também saiu após uma crise política no Reino Unido

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, confirmou que renuncia à posição de líder do Partido Conservador, perdendo, assim, o comando do governo britânico. Em declaração em frente à sede do governo nesta quinta-feira, 20, Truss “reconheceu” que a “situação atual” da política no país não permite que ela “entregue o mandato para o qual foi eleita pelo Partido Conservador”.

Truss continuará exercendo o cargo de primeira-ministra até que um sucessor seja escolhido, disse ela. Uma nova eleição do Partido Conservador deve ser finalizada dentro da próxima semana, afirmou Truss.

Após apresentar um plano de amplos cortes de impostos e estímulos fiscais, os mercados de renda fixa no Reino Unido e a libra entraram em turbulência e provocaram intervenção do Banco da Inglaterra (BoE). O imbróglio causou a saída do ex-ministro de Finanças Kwasi Kwarteng e a revogação da maioria das medidas econômicas anunciadas anteriormente.

- Continua após a publicidade -

Eleita líder do seu partido no dia 5 de setembro, Truss substituiu o ex-premiê Boris Johnson, que também saiu após uma crise política no Reino Unido. Liz Truss ficou pouco mais de seis semanas no cargo.

Com informações de Agência Estado

Leia Mais

Acordo com o Irã será significativo ou não...
Partido de Sunak sofre derrotas em eleições locais...
Primeira-ministra britânica renuncia o cargo
Rei Charles confirma ida aos EUA após críticas...
Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro
EUA abre chance para avanços diplomáticos com Irã
Presidente do Partido Conservador é investigado por dívida...
Londres sofre o terceiro ataque terrorista do ano
Após ataque iraniano em Chipre, Reino Unido envia...
Casagrande anuncia data em que deixará o cargo

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -