Jovens de Muqui representarão a cultura capixaba na Europa

Três grupos de jovens realizadores culturais do Sul do Estado participarão de diversas atividades em Portugal, com o apoio do Ministério da Cultura e do Governo do Estado.

Em março, jovens realizadores culturais de Muqui, cidade do Sul do Espírito Santo, representarão a cultura capixaba em um Intercâmbio Cultural na Europa. Contemplados pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural desenvolvido pelo Ministério da Cultura e pelo Edital de Locomoção da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, os participantes de três coletivos culturais de Muqui ligados às artes, à música e ao audiovisual terão a oportunidade de participar de diversas atividades em Portugal.

O Grupo Cultural ETC, Os Muquiranas e o Grupo de Música Manoel Vicente de Castro são os coletivos que participarão do intercâmbio viagem. Entre as ações a serem realizadas durante a viagem, está a exibição do documentário “O Palhaço Menino”, produção dos jovens do “Grupo Cultural ETC” que apresenta a manifestação das Folias de Reis. A exibição acontecerá em Ovar, cidade portuguesa que mantém a tradição das “Trupes de Reis” e que também serviu de cenário para as gravações da obra em 2011.  
 
Além disso, participantes das Folias de Reis também estarão presentes no evento, proporcionando a chance de difundir e valorizar as culturas capixaba e nacional. O jovem Wilson Diniz, de 23 anos e Mestre da Folia de Reis “Missão Divina”, está ansioso para representar a cultura fora do País. “Para mim, será uma grande experiência, uma viagem que vou levar para a vida toda. É uma grande alegria poder levar a Folia de Reis para o lugar onde ela se originou”, conta. A iniciativa tem apoio do projeto “Ano do Brasil em Portugal” da Funarte e do Ministério da Cultura.
 
Também em Portugal, acontecerá a gravação da 2ª temporada da série de web TV “Dentro e Fora de Casa”, projeto em formato de reality show que teve a 1ª temporada patrocinada pelos editais do Programa Rede Cultura Jovem da Secult. Gravada em 2012, a web série buscou valorizar o Estado do Espírito Santo ao levar três jovens a três cidades capixabas que eles desconheciam, registrando histórias e contribuindo para o diálogo intercultural entre as comunidades. As gravações em Portugal começarão na Universidade do Porto, onde será retratada a vida de estudantes brasileiros que residem no país.
 
Para Léo Alves, diretor da série, a viagem proporcionará maior visibilidade às ações, além de servir como incentivo aos participantes. “Temos construído uma história cultural muito interessante em Muqui. Os coletivos culturais da cidade têm promovido a valorização dessa cidade histórica cheia de expressões culturais. A viagem tende a contribuir decisivamente para a cultura do Espírito Santo e para o fomento de nossas atividades”, disse.

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome