36 cidades capixabas serão beneficiadas com os equipamentos, que serão utilizados na manutenção de estradas rurais.
Na manhã desta terça-feira (19), um conjunto de retroescavadeiras foi entregue a 36 municípios do interior do Espírito Santo com população inferior a 50 mil habitantes. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 e irá beneficiar a manutenção de estradas rurais e a reserva de água nos municípios.
A entrega, realizada na Praça do Papa, em Vitória, contou com as presenças do governador Renato Casagrande; do vice-governador Givaldo Vieira; da secretária de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Andréa Butto; do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli; do delegado federal do MDA no Espírito Santo, Josean de Castro Vieira; de deputados estaduais; de prefeitos de 33 municípios beneficiados; dos presidentes do Incaper, Evair Vieira de Melo, e do Idaf, Davi Diniz; entre outras autoridades e lideranças e da população.
“Com a parceria do MDA, conseguimos levar mais avanços ao interior do Estado para dar estrutura aos municípios e melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram no campo. As retroescavadeiras irão facilitar o reparo e abertura de estradas e garantir o fluxo de pessoas e cargas às localidades rurais em qualquer época do ano”, declarou o governador Renato Casagrande.
Os municípios deverão empregar as máquinas em serviços destinados à recuperação e manutenção de estradas vicinais, garantindo o escoamento da produção agrícola capixaba, em sua maioria oriunda da agricultura familiar, e o acesso aos serviços de saúde e educação. Além disso, o equipamento deverá ser utilizado na construção de estruturas (caixas secas) para armazenar água da chuva e em assentamentos.
“As entregas das retroescavadeiras para todos os municípios com menos de 50 mil habitantes são feitas por meio do PAC, que é o maior programa de infraestrutura da história do Brasil. A parceria com o Governo do Espírito Santo promove o desenvolvimento justo ao levar benefícios para os agricultores familiares, que produzem o alimento que chega até nossa mesa”, afirmou a secretária Andréa Butto.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, os governos estadual e federal priorizam a agricultura como ferramenta de transformar o interior capixaba. “Estamos atendendo a quem mais precisa, que são os agricultores familiares. Com as entregas de hoje, estamos colhendo os frutos da parceria com o MDA e temos a alegria de cumprir a determinação do Governo do Espírito Santo de levar desenvolvimento a todas as regiões do Estado”, afirmou.
O investimento na aquisição das máquinas foi de R$ 5,5 milhões para beneficiar mais de 225 mil pessoas que vivem no meio rural. Com a entrega desta terça-feira (19), somada à entrega de outras 31 retroescavadeiras em 2012, o Espírito Santo alcança a marca de 100% de municípios com menos de 50 mil habitantes contemplados com esse modelo de máquina dentro do PAC 2.