25.5 C
Vitória
quarta-feira, 4 DE dezembro DE 2024

Municípios do interior do ES recebem retroescavadeiras do PAC

Municípios do interior do ES recebem retroescavadeiras do PAC

36 cidades capixabas serão beneficiadas com os equipamentos, que serão utilizados na manutenção de estradas rurais.

Na manhã desta terça-feira (19), um conjunto de retroescavadeiras foi entregue a 36 municípios do interior do Espírito Santo com população inferior a 50 mil habitantes. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 e irá beneficiar a manutenção de estradas rurais e a reserva de água nos municípios.

A entrega, realizada na Praça do Papa, em Vitória, contou com as presenças do governador Renato Casagrande; do vice-governador Givaldo Vieira; da secretária de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Andréa Butto; do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli; do delegado federal do MDA no Espírito Santo, Josean de Castro Vieira; de deputados estaduais; de prefeitos de 33 municípios beneficiados; dos presidentes do Incaper, Evair Vieira de Melo, e do Idaf, Davi Diniz; entre outras autoridades e lideranças e da população.

“Com a parceria do MDA, conseguimos levar mais avanços ao interior do Estado para dar estrutura aos municípios e melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram no campo. As retroescavadeiras irão facilitar o reparo e abertura de estradas e garantir o fluxo de pessoas e cargas às localidades rurais em qualquer época do ano”, declarou o governador Renato Casagrande.

- Publicidade -

Os municípios deverão empregar as máquinas em serviços destinados à recuperação e manutenção de estradas vicinais, garantindo o escoamento da produção agrícola capixaba, em sua maioria oriunda da agricultura familiar, e o acesso aos serviços de saúde e educação. Além disso, o equipamento deverá ser utilizado na construção de estruturas (caixas secas) para armazenar água da chuva e em assentamentos.

“As entregas das retroescavadeiras para todos os municípios com menos de 50 mil habitantes são feitas por meio do PAC, que é o maior programa de infraestrutura da história do Brasil. A parceria com o Governo do Espírito Santo promove o desenvolvimento justo ao levar benefícios para os agricultores familiares, que produzem o alimento que chega até nossa mesa”, afirmou a secretária Andréa Butto.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, os governos estadual e federal priorizam a agricultura como ferramenta de transformar o interior capixaba. “Estamos atendendo a quem mais precisa, que são os agricultores familiares. Com as entregas de hoje, estamos colhendo os frutos da parceria com o MDA e temos a alegria de cumprir a determinação do Governo do Espírito Santo de levar desenvolvimento a todas as regiões do Estado”, afirmou.

O investimento na aquisição das máquinas foi de R$ 5,5 milhões para beneficiar mais de 225 mil pessoas que vivem no meio rural. Com a entrega desta terça-feira (19), somada à entrega de outras 31 retroescavadeiras em 2012, o Espírito Santo alcança a marca de 100% de municípios com menos de 50 mil habitantes contemplados com esse modelo de máquina dentro do PAC 2.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA