ES Gás e TAG vão investir para ampliar a capacidade de distribuição de gás natural em 800 mil m³ por dia no contexto do Parklog
Por Kikina Sessa
Um termo de compromisso assinado pelas empresas ES Gás e a Transportadora Associada de Gás (TAG) com o governo do Estado garante o desenvolvimento de projeto de construção de dois pontos de saída (PS) de gás natural nos municípios da Serra e Aracruz, demandando investimento em torno de R$ 200 milhões.
Os investimentos são necessários para ampliar a rede de gás natural na região portuária e industrial, beneficiando diretamente novas indústrias, empreendimentos já instalados e o polo industrial de Aracruz, incluindo a sede do município, assim como potencializar a instalação de projetos termelétricos na região. A expectativa é ampliar a capacidade de distribuição de gás natural em 800 mil m³ por dia na região, o que representa cerca de 50% da distribuição atual para o mercado industrial.
A iniciativa atende a ações do Parklog, programa estruturante voltado ao desenvolvimento logístico, industrial e portuário de 10 municípios capixabas, e vai viabilizar a ampliação da oferta de gás natural canalizado e expansão de redes de distribuição para atender indústrias, portos e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
“O gás natural é um vetor essencial para a industrialização de baixo carbono, especialmente no Espírito Santo, que tem se destacado como referência nacional em transição energética. A ES Gás tem atuado de forma estratégica para ampliar a oferta e garantir que mais indústrias e consumidores tenham acesso a esse energético mais limpo e competitivo. A região do Parklog, em especial, possui grande potencial para atração de novos empreendimentos e a presença de uma infraestrutura robusta de distribuição será decisiva para viabilizar esses investimentos e acelerar o desenvolvimento sustentável do Estado”, afirma Fábio Bertollo, diretor-presidente da ES Gás.
Além de impulsionar a industrialização, o Parklog também tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do polo logístico regional. A ampliação da rede de gás natural permitirá a instalação de novos pontos de abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV), viabilizando a conversão de frotas pesadas e promovendo a descarbonização do transporte de cargas e passageiros.
“Esses são investimentos coordenados e eficientes, que fortalecem a integração regional entre agentes do setor e impulsionam o desenvolvimento da infraestrutura energética nacional. A rede de transporte de gás tem papel estratégico na viabilização de acesso a um mercado de múltiplas ofertas de gás disponíveis no Brasil, garantindo a segurança energética e contribuindo para uma transição eficiente. Celebramos esse reconhecimento do governo do Estado e da ES Gás, que veem a TAG como um elo estratégico para a ampliar a disponibilidade do insumo na região”, destaca Luisa Franca, diretora de Desenvolvimento de Novos Negócios da TAG.
Os projetos anunciados fazem parte das entregas previstas no Programa ES Mais+Gás, lançado em agosto de 2024 pelo governo do Estado. O programa tem como missão transformar o Espírito Santo em um hub de gás de alta competitividade, promovendo a atração de investimentos e desenvolvimento econômico sustentável.
Gerador a gás na Expo Condomínio
A ES Gás marca presença na Expo Condomínio Completo 2025 apresentando a tecnologia disruptiva de geradores a gás natural, em parceria com a empresa Genvix/Generac. A tecnologia representa uma alternativa eficiente e sustentável para situações de interrupção no fornecimento de energia elétrica, dispensando armazenamento ou troca periódica de combustível. Além disso, o equipamento oferece menor custo de manutenção e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa e materiais particulados, promovendo mais segurança e qualidade do ar.
“Com a crescente tendência de automação de controles de acesso, portarias virtuais e equipamentos de segurança nos condomínios, a garantia de disponibilidade de energia em eventuais falhas da rede elétrica é indispensável. O gás natural é um aliado estratégico para síndicos, gestores condominiais e condôminos, levando praticidade e, principalmente, segurança para o dia a dia de todos”, destaca Marisa Silvestre, gerente comercial da ES Gás.
O evento, que acontece no Pavilhão de Carapina, na Serra, termina nesta sexta-feira (29).

