24.9 C
Vitória
sexta-feira, 24 maio, 2024

Instituto oferece curso gratuito de TI para meninas

Projeto tem objetivo de levar mais diversidade ao setor que deve abrir 540 mil vagas até 2025

Por Rafael Goulart

O Instituto Oportunidade Brasil (IOB) está com seleção aberta para formar uma turma só de mulheres no curso de Programação de Tecnologia de Informação. As aprovadas receberão formação gratuita, com encaminhamento ao mercado de trabalho.

- Continua após a publicidade -

De acordo com estimativa da Associação de Empresas de Tecnologica (Brasscom), o Brasil deve abrir 540 mil vagas para tecnologia de informação até 2025. Atualmente, apenas 38,3% dos profissionais de TI são mulheres e 11,6% dessas mulheres são negras.

Além de promover diversidade, a iniciativa visa suprir a demanda por mão de obra qualificada em tecnologia de informação.

O projeto tem financiamento do Fundo Baobá, que apoia projetos de diversidade e inclusão em todo o país, e parceria com o SENAI e a TecVitória.
 

Menina Tech

 
O IOB está selecionando 30 jovens negras e pardas, que tenham entre 18 e 29 anos, ensino médio completo e vivam em vulnerabilidade social para um curso gratuito de Programação de TI. Pessoas com identidade feminina e indígenas também podem participar! 
 
As inscrições podem ser feitas na página do instituto no Instagram ATÉ 28 DE JUNHO.
 
As aprovadas receberão formação gratuita, com encaminhamento ao mercado de trabalho. As aulas serão presenciais, em Vitória, e vão durar 12 meses. 
 
“A maior dificuldade do público que o IOB atende é ter transporte, internet e até o próprio computador. Muitos dessas jovens também acham que nem têm perfil para TI, por não terem bons celulares ou computador; ou por não se sentirem capazes. Entendemos que a tecnologia não é um sonho e sim uma oportunidade de mudança de vida”, destaca a diretora do IOB, Verônica Lopes.
 
No Espírito Santo, segundo o IBGE e o IJSN, há mais de 800 mil jovens negros e pardos com idade de 15 a 29 anos. Muitos deles estão em situação de vulnerabilidade social e não trabalham, nem estudam.
 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA