27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Inovação: programa selecionará 30 empresas capixabas

O programa é gratuito, e as empresas capixabas devem ser do setor de comércio, varejo ou serviço

Por Amanda Amaral

Inscrições abertas para o o Varejo Inteligente Conecta Brasil. O programa de aceleração vai selecionar 30 empresas capixabas do setor de comércio, varejo ou serviço. A capacitação dura 12 meses e é gratuita. 

- Continua após a publicidade -

A iniciativa é do Sebrae nacional, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória, e rpetende beneficiar 900 micro e pequenas empresas em todo o Brasil somente este ano.

Os interessados em se inscreverem devem acessar o site do programa varejointeligentebrasil.com.br ou no Instagram da CDL Vitória, clicando no link da Bio. A metodologia se dará por meio de capacitações, workshops, consultorias individuais, oficinas práticas e eventos de conexão com startups.

Para participar, a empresa deve atender a pré-requisitos, entre eles: as micro e pequenas empresas do setor de comércio e serviços devem estar ativas na Receita Federal e Estadual; também devem ter sua sede e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica registrados no Espírito Santo; e é necessário ter faturamento anual máximo de até R$ 4,8 milhões.

Soluções de inovação

“O programa é ideal para empresas e microempresas que buscam eficiência e melhoria de seus resultados por meio de transformação pela inovação. Trata-se de uma iniciativa para promover a mudança de mentalidade dos empresários participantes, desmistificando a inovação e tornando sua prática possível em seu dia a dia em médio e longo prazo”, comentou o superintendente da CDL Vitória, Wagner Junior Corrêa.

Ele complementa: “Após elencar os desafios destas empresas, as startups irão se inscrever para propor soluções de inovação de acordo com a dor/desafio que possuírem aderência. Concluído o processo, haverá um workshop preparatório e um evento de conexão promovendo a interação direta entre empresas e startups”, detalha o presidente da CDL Vitória, Rogério Abranches Alcantara.

O superintendente da CDL Vitória destaca ainda que a inovação deve fazer parte do dia a dia de qualquer empresário, independente do porte do seu negócio. “A dinâmica da comunicação atualmente não permite que os negócios estejam fora do ‘timing’ acelerado, portanto é importante que todos se mantenham atualizados, principalmente as MPEs”.

empresas capixabas
O presidente da CDL Vitória, Rogério Abranches Alcantara, detalha que os participantes farão workshop e evento de conexão. Foto: Divulgação

Pequenos negócios e inovação

Um estudo do Sebrae com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), de 2022, revelou que os principais retornos obtidos pelos pequenos negócios que inovaram foram a conquista de novos clientes (85%), a melhoria de processos (55,4%), o aumento das vendas (53,8%) e a fidelização dos clientes (41,3%). 

A pesquisa mostrou ainda que 67% dos micro e pequenos empresários almejam buscar apoio externo para inovar e 63,4% já foram em busca de ideias fora do ambiente da empresa. 

Somente em 2022, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 72% dos quase dois milhões de postos de trabalho gerados no país. O setor de comércio e serviços corresponde a 50% desse montante de empresas, sendo que somente o segmento de serviços equivale a 30% e o comércio a 20%.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA