O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) tornou-se mantenedor do Base 27, hub corporativo de inovação
Por Redação
Seja financiando projetos ou apoiando eventos e iniciativas voltadas ao setor produtivo, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) tem atuação reconhecida no fomento à Inovação, sendo um dos propulsores do ecossistema no Estado.
Na busca por manter-se inserido neste ambiente inovador e conectado a startups e empresas com potencial transformador, a instituição de fomento capixaba tornou-se parceira na posição de mantenedora do Base 27, em Vitória. A associação é o maior hub de inovação corporativo do Espírito Santo, composta por uma comunidade de 40 empresas mobilizadas em prol do crescimento econômico do Estado.
O banco capixaba estreou sua primeira iniciativa como associado, mobilizando parte da equipe em uma visita ao espaço. A equipe participou do evento “Conexões que Transformam”, uma série de debates internos promovida pelo banco que, desta vez, teve uma edição especial sediada no hub.
O evento contou com uma apresentação do fundador da TimeNow e do Base27, Francisco Carvalho, que abordou o desenvolvimento de atividades inovadoras dentro das empresas à luz da sua trajetória profissional, garantindo insights importantes para a atuação dos colaboradores do banco à frente de projetos e na estruturação de processos mais inovadores.
“É significativa a presença do Bandes como um dos mantenedores do Hub. Isso mostra que estamos atuantes no ecossistema de inovação capixaba e perto desses atores, contribuindo para o desenvolvimento de soluções que beneficiam a sociedade como um todo. É dessa forma que continuamos colaborando com iniciativas que estimulem a criação de novas tecnologias, investindo em um ambiente que favoreça a Inovação e o crescimento sustentável, essenciais para a transformação do futuro econômico do nosso Estado”, destacou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Barbosa Saintive.
O Base 27 tem o objetivo de construir uma comunidade forte, capaz de criar ambiência e conexão para o surgimento de soluções e práticas inovadoras, contribuindo assim com a evolução do ecossistema de inovação do Espírito Santo. Além disso, o hub é conectado a cerca de 15 empresas e 11 mil estudantes, por meio de programas e iniciativas promovidas pelo centro.
O Base27 surgiu no ecossistema de inovação capixaba em 2019 e representou um marco na mobilização de atores da iniciativa privada em prol do crescimento econômico do Estado. O propósito de impulsionar a inovação e impactar positivamente os negócios serve de inspiração e incentivo para o desenvolvimento de outros ecossistemas fora da Grande Vitória, além de incentivar o surgimento e o crescimento de mais hubs de inovação, de novas startups, e a formação de profissionais interessados em se capacitar em inovação para atender às demandas das empresas.
Esse contexto proporcionou que o Espírito Santo entrasse em uma crescente de visibilidade nacional em inovação, levando inclusive a capital Vitória a ser reconhecida como cidade destaque em inovação aberta na premiação do Ranking 100 open startups em 2023, que também reconheceu o Base27 como um dos principais ecossistemas de inovação do Brasil, além de premiar diversas startups do Espírito Santo.
No ano passado, a associação também foi reconhecida pela Academia Brasileira de Startups como um dos 10 hubs mais relevantes do país. Após quase quatro anos de operação, é o catalisador do ecossistema de inovação capixaba, reunindo corporates, startups, profissionais empreendedores, escolas, universidades e alunos, sendo um dos únicos hubs do país a ter uma área especial de relacionamento com a academia (instituições de ensino públicas e privadas). Todo o investimento e trabalho realizado têm impacto na geração de novos talentos para o mercado, o impulsionamento da inovação corporativa, novas startups conectadas com empresas para realização de negócios e atração de investimentos para o Estado.