31.6 C
Vitória
sábado, 7 DE dezembro DE 2024

Indústria tem ganho acumulado de 39,0% em seis meses

“As medidas de auxílio emergencial foram importantes nesse momento, mas ainda tem algum grau a ser recuperado”,lembrou André Macedo

Por Daniela Amorim (AE)

A alta de 1,1% na produção industrial em outubro ante setembro fez o setor acumular 39,0% de crescimento em seis meses, resultado mais do que suficiente para recuperar a perda de 27,1% registrada em março e abril, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A indústria opera 1,4% acima do nível de fevereiro, pré-pandemia A produção está no nível mais elevado desde julho de 2018.

Os seis meses seguidos de crescimentos formam a maior sequência de resultados positivos desde o período que se estendeu de janeiro de 2009 a janeiro de 2010, quando a indústria acumulou um ganho de 20,2% nos 13 meses de taxas positivas, passado o pior momento do impacto da crise financeira internacional.

- Publicidade -

“Agora há um ganho acumulado maior”, lembrou André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. “Nessa sequência de seis meses de resultados positivos, se a gente supera o patamar de fevereiro, de pré-pandemia, isso mostra que a gente tem algum grau de recuperação. As medidas de auxílio emergencial foram importantes nesse momento, mas ainda tem algum grau a ser recuperado. Antes da pandemia, o setor industrial tinha alguma perda em relação ao seu maior patamar da série histórica. Há um distanciamento importante em relação ao ponto mais elevado da série”, ponderou.

Apesar da melhora, a indústria ainda está 14,9% abaixo do patamar recorde alcançado em maio de 2011.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA