22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Indústria extrativa do ES avança 2,6% no ano

O aumento da produção de pelotas de minério e de petróleo e gás impulsionaram a indústria extrativa no período

Por Amanda Amaral 

No acumulado de 2023 até abril, a indústria capixaba retraiu 2,4%, alcançando 10º posição entre os estados brasileiros com melhor desempenho, a média nacional no período foi de -1,0%. Contudo, o destaque no 1º quadrimestre foi a alta de +2,6% da indústria extrativa, única atividade a apresentar resultado positivo.

- Continua após a publicidade -

As informações são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sobre a Indústria Extrativa, a análise de conjuntura divulgada pela Coordenação de Estudos Econômicos do Instituto Jones Santos Neves (IJSN) pontua:

“Esse resultado está diretamente relacionado ao aumento na produção de pelotas de minério no período. Corroborando a esse resultado a indústria petrolífera no estado, vem retomando a sua capacidade produtiva de petróleo e gás natural em 2023. No mês de abril de 2023, em relação a março de 2023, a produção de petróleo cresceu (+3,90%) e enquanto a produção de gás natural (+5,05%), segundo os dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP)”.

Já a retração observada no acumulado do ano foi puxada Indústria da Transformação (-10,8%), e suas atividades: Fabricação de produtos minerais não-metálicos (-19,5%); a Metalurgia (-11,0%); a Fabricação de produtos alimentícios (-3,4%) e a Fabricação de celulose, papel e produtos de papel (-3,0%).

O compilado dos dados da PIM-PF realizado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) destacou com relação aos produtos de minerais não-metálicos (-19,5%), o reflexo no período da menor produção de granito, pedras de construção e ladrilhos, placas e azulejos de cerâmica.

Para a gerente executiva do Observatório da Indústria e economista-chefe da Findes, Marília Silva, a queda do setor capixaba está em linha como o observado para o setor a nível nacional e mundial: “No Brasil, a metalurgia recuou 4,8%, segundo a PIM-PF. No acumulado do ano, o setor brasileiro também registrou queda nas vendas internas (-4%), no consumo nacional de produtos siderúrgicos (-0,9%), e no valor das exportações (-6,5%), segundo os dados do Instituto Aço Brasil”.

Outras bases de comparação 

A produção industrial capixaba também caiu (-1,2%) na comparação entre abril de 2023 e o mês imediatamente anterior. Com esse resultado, o Espírito Santo ocupa a 7º colocação no ranking entre os estados brasileiros com melhor desempenho no setor. A média nacional no período apresentou queda de -0,6%.

indústria extrativa
A economista-chefe da Findes, Marília SIlva, faz análise da PIM-PF de abril. Foto: Divulgação/Findes

A expectativa para os próximos meses é que a economia mundial continuará a atravessar um período de esfriamento moderado, explica Marília. Em um contexto em que a política monetária contracionista nas economias centrais permanecerá ao longo dos próximos meses – com possibilidade de início de flexibilização monetária apenas no final do ano. “Esse cenário tem provocado redução na demanda global por commodities industriais e, consequentemente, uma diminuição nas cotações internacionais dessas mercadorias, contraindo os valores exportados pela indústria interna, tanto brasileira quanto capixaba. Até mesmo as commodities metálicas, que sofreram um aumento de preço no início de 2023 com a retomada da demanda chinesa, já apresentaram desaceleração em abril e estabilidade em maio”, disse.

Também houve queda na comparação interanual (-1,4%), colocando o Espírito Santo na 9º posição no ranking dos estados pesquisados pelo IBGE. Na comparação entre abril de 2022 e abril de 2023, a média nacional foi de -2,7%.

Abr 23/Mar 23*Abr 23/Abr 22Acumulado em 2023Acumulada nos últimos 12 meses
Espírito Santo
Indústria Geral-1,2-1,4-2,4-9,7
Indústria Extrativa-3,62,6-16,1
Indústria de Transformação--9,6-10,8-8,0
Brasil
Indústria Geral-0,6-2,7-1,0-0,2
Indústria Extrativa-1,11,42,9-1,9
Indústria de Transformação-0,6-3,5-1,60,0
*Dados com ajuste sazonal.
Fonte: PIM-PF/IBGE. Elaboração: Findes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA