26.9 C
Vitória
sábado, 25 setembro, 2021

Importações e exportações capixabas registram crescimento

Importações e exportações capixabas tiveram crescimento no primeiro semestre. Os principais produtos exportados foram ferro e aço, minério de ferro, e materiais de construção

Por Samantha Dias 

O primeiro semestre deste ano foi de recuperação e saldo positivo na balança comercial do Espírito Santo. De acordo com dados divulgados pelo Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex) as exportações registraram alta de 64% em relação ao mesmo período em 2020, totalizando US$ 4,18 bilhões. Já as importações aumentaram 19,3% em relação ao ano passado, com montante de US$ 2,89 bilhões no período.

Na pauta exportadora, os principais produtos que contribuíram para a recuperação foram os produtos de ferro e aço, que registraram alta de 141% em relação a 2020; o minério de ferro, com alta de 138%; e cal, cimento e materiais de construção fabricada, com o incremento de 49,6% no período analisado.

Já entre as importações, destaque para os veículos automóveis. Os automóveis para transporte de mercadorias registraram aumento de 171% no primeiro semestre de 2021, quando comparado a 2020. Já as importações de automóveis de passageiros cresceram 41,5% no período. Outro destaque da pauta importadora foi o carvão mineral, com alta de 10,9%.

Divulgação dos dados

O Sindiex desenvolveu uma nova plataforma que traz o detalhamento dos dados da balança comercial capixaba, com visão geral dos valores, produtos e principais países de origem e destino das importações e exportações do Espírito Santo. Para conferir acessar é só clicar no site da plataforma: https://bit.ly/bi_comex.

Com informações do Sindiex 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade