Evento reúne gastronomia capixaba, música e tradição em quatro dias de festa com entrada gratuita na Semana Santa
Por Jessica Coutinho
A Ilha das Caieiras, em Vitória, se transforma a partir de quinta-feira (17) em palco para um dos eventos mais tradicionais da Semana Santa no Espírito Santo. Até domingo (20), sempre das 9h30 às 18 horas, o Festival da Torta Capixaba 2025 promete reunir moradores e turistas em uma celebração marcada por sabores típicos, atrações musicais e manifestações culturais.
No centro da festa está a torta capixaba, preparada na tradicional panela de barro com ingredientes como bacalhau dessalgado, caranguejo, siri desfiado, camarão, palmito natural, ovos, coentro, tomates e cebolas. O prato é um símbolo da culinária do Espírito Santo e ganha destaque em diversas versões oferecidas por 35 barracas e 12 restaurantes que integram o evento.
Além da torta, o público poderá experimentar outros pratos da culinária local, como moqueca, bobó de camarão, pastel de siri e empada de camarão. Segundo Welligton Leonel da Silva Júnior, presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiros da Ilha das Caieiras e Grande São Pedro (Aspemade), os preços são variados, com opções a partir de R$ 20. O quilo da torta deve ser vendido, em média, por R$ 180, dependendo do preparo.
Organizado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), o festival vai além da gastronomia. Ao longo dos quatro dias, o público poderá assistir a 11 atrações musicais, que reforçam a valorização da produção artística local.

Para o secretário de Cultura, Edu Henning, o festival é uma oportunidade de valorizar a história e os saberes da Ilha das Caieiras. “Temos um evento com enorme potencial, que atrai cada vez mais pessoas e oferece uma grande oportunidade de fomento ao turismo, à cultura e ao emprego local”, afirma.
A festa também representa um importante reforço de renda para a comunidade. Marisqueira há mais de 40 anos, Tatiana Valeska dos Santos Correia compara o evento a um 13º salário. “É muito bom para a gente. Conseguimos colocar as contas em dia e até reformar a casa”, comenta. Segundo ela, a Nova Orla de São Pedro deve atrair ainda mais visitantes nesta edição.
A estrutura do festival inclui a interdição da rua Felicidade Corrêa dos Santos, com organização do trânsito nas vias próximas. O Campo do Racing será utilizado como estacionamento, e o espaço da festa contará com infraestrutura para garantir conforto e segurança aos visitantes.
A edição deste ano também traz uma novidade: a Paróquia de São Pedro celebrará a “Missa da Ressurreição” no palco principal, às 5 horas da manhã do domingo de Páscoa (20), na Nova Orla de São Pedro. A celebração será precedida por uma procissão, com saída às 4 horas do Centro Paroquial São Pedro Apóstolo, no bairro Conquista.
O Festival da Torta Capixaba 2025 conta com apoio da Aspemade, do Movimento Comunitário Ilha das Caieiras, Sicoob e supermercado Castelo.
Festival da Torta Capixaba 2025
Quando: 17 a 20 de abril, das 9h30 às 18 horas
Onde: Ilha das Caieiras, Grande São Pedro, Vitória