23.3 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

IBGE contabiliza mais de 15 mil quilombolas no ES

Censo 2020 traz o mapeamento das comunidades quilombolas de todo o país

Por Redação

O IBGE contabilizou 15.652 indivíduos só no Espírito Santo. De acordo com a análise de Instituto, 1,3 milhão de quilombolas vivem no Brasil e estão distribuídos em quatro eixos geográficos. Bahia e Maranhão concentram metade (50,16%) da população quilombola do país.

- Continua após a publicidade -

“Com essa divulgação, o IBGE atende a uma demanda histórica da sociedade brasileira, dos órgãos governamentais e dos movimentos sociais. Conhecer o número de pessoas quilombolas e como elas se distribuem pelo país, no nível de municípios, vai orientar políticas públicas de habitação, ocupação, trabalho, geração de renda, e regularização fundiária”, declarou Marta Antunes, responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE.

A análise de Instituto revelou que os povos quilombolas estão distribuídos em quatro eixos geográficos. “O primeiro é formado pelas regiões Sudeste e Nordeste em duas frentes principais: em torno da bacia do rio São Francisco até Pernambuco e nas cidades litorâneas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com destacada presença no Vale do Ribeira, entre São Paulo e Paraná”, explicou Fernando Damasco, Gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE.

“O segundo eixo está no baixo rio Amazonas, envolvendo municípios do Amazonas e da calha norte do Pará até a sua foz, além dos municípios do entorno de Belém e do Amapá. Esse eixo de concentração se projeta sobre o Maranhão, principalmente no entorno de São Luís, além de todo o norte do estado. Um terceiro eixo está entre a regiões Centro-Oeste e Norte, principalmente no entorno do Pantanal mato-grossense e na bacia do rio Guaporé. O quarto e último eixo, bastante expressivo, está no sul e sudeste do Rio Grande do Sul”, concluiu Damasco.

Cruzando dados do Incra com dados dos órgãos estaduais e municipais com competências fundiárias, o levantamento do IBGE identificou 494 Territórios Quilombolas oficialmente delimitados, presentes em 24 estados e no Distrito Federal. No entanto, apenas 12,6% da população quilombola residem em territórios oficialmente delimitados.

Em contrapartida, o Espírito Santo é o segundo estado brasileiro com maior incidência de pessoas não quilombolas presentes nos territórios oficialmente delimitados (45,09%), ficando atrás apenas da Paraíba (51,58%).

 

 

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA