O edital será lançado para contratação de empresas após a conclusão das obras do Contorno do Mestre Álvaro
Por Kebim Tamanini
O governador Renato Casagrande anunciou na inauguração do viaduto de Carapina, no último sábado (22/07), que as obras do novo Terminal de Carapina, na Serra, terão investimento de R$100 milhões. No entanto, essas obras só serão iniciadas quando o Contorno do Mestre Álvaro for entregue pelo governo federal – a previsão é de que seja entregue ainda este ano, em dezembro. O novo endereço do terminal ocupará um terreno de 26 mil metros quadrados e ficará em frente à UPA de Carapina, próximo à entrada do Complexo de Tubarão, da Vale.
Na ocasião, Casagrande explicou que foi preciso aguardar a conclusão da obra do viaduto de Carapina porque a região não suportaria duas intervenções de grande porte ao mesmo tempo, e também que é necessário aguardar a conclusão do Contorno do Mestre Álvaro. “Depois do contorno entregue é que vamos começar as obras do Terminal de Carapina”, disse. E completou que “a Região Metropolitana passou a receber grandes obras de mobilidade desde que entramos no Governo. São investimentos que há muitos anos não aconteciam”.
Vale ressaltar que a aquisição do terrenos para a nova sede do terminal rodoviário urbano custará aos cofres públicos cerca de R$ 35 milhões, montante cujo pagamento o Estado já estaria realizando aos proprietários.
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) o projeto prevê que será o maior terminal da Grande Vitória. O Estado busca melhorar os serviços do sistema Transcol com agilidade e conforto para os usuários do transporte público. Contudo, como citado, ainda não há possibilidade de fixação dos prazos dessa obra.