O Hospital Maternidade São José, em Colatina, deu início à construção que irá abrigar o serviço de radioterapia da instituição
Por Paula Bourguignon
Este serviço estará beneficiando em qualidade de vida e bem-estar aos colatinenses e os moradores de mais 32 municípios do Noroeste capixaba.
Ao todo serão investidos mais de R$ 10 milhões, com recursos pagos pelo Ministério da Saúde, até a conclusão do projeto.
- Setembro Amarelo: Qual a importância de prevenir o suicídio?
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
A expectativa é de que sejam atendidos cerca de 60 pacientes por dia e realizadas 1 mil sessões de radioterapia mensais.
“Essa é a ideia inicial, podendo crescer ainda mais”, disse o diretor-geral do Hospital, Octacilio Calixto, que também é médico anestesista na instituição.
Outro ponto que ele destaca é que, a partir da oferta desse serviço, a população não precisará mais se deslocar para Vitória, concluindo o tratamento em Colatina mesmo.
A nova estrutura será erguida em parte do local onde hoje encontra-se o estacionamento do hospital.
“Sabemos que a obra pode gerar transtornos para os usuários que se deslocam de carro e de moto até o São José. Por isso, dialogamos com a equipe da Prefeitura de Colatina para que, juntos, possamos encontrar uma forma de minimizar esse impacto. Sugerimos, inclusive, que as pessoas usem o transporte coletivo e a carona solidária nesse período”, enfatiza Calixto.
Segundo ele, a escolha do local para a construção da radioterapia levou em consideração a possibilidade de o paciente precisar fazer novos exames ou até mesmo utilizar os serviços já disponíveis dentro do Hospital São José, que está ao lado.
A construção deve ser concluída em 12 meses e vai ocupar uma área de 1 mil metros quadrados.
Durante as intervenções serão contratados profissionais de empresas terceirizadas para atuar no canteiro de obras. Já para desempenhar as funções dentro da nova estrutura, o Hospital São José deve contratar pelo menos dois médicos e mais 15 funcionários.