25.9 C
Vitória
segunda-feira, 24 junho, 2024

Histórias de sucesso movimentam o 1º EmpoderaDONAS

Evento contou com palestras de inspiração e muita troca de experiências entre mulheres de todo o Estado.

Por Gustavo Costa

No Espírito Santo, mais de 200 mil mulheres comandam pequenos negócios. Mas 47% delas estão na informalidade. Para mudar esse cenário, o Sebrae-ES realizou no último dia 21 de novembro o 1º EmpoderaDONAS. O Centro de Convenções de Vitória ficou lotado de empreendedoras de todo o Estado,  que puderam acompanhar histórias inspiradoras, networking, palestras e mentorias especiais para alavancar seus negócios.

- Continua após a publicidade -

No palco principal, chamado de Espaço EmpoderaDONAS, aconteceram diversas palestras.  A primeira a subir no palco foi Nina Silva, fundadora do Movimento Black Money e CEO da D’Black Bank. Na ocasião, ela falou da sua trajetória e mostrou ferramentas para acelerar uma empresa, além de lembrar a importância de fazer networking e se inspirar nas histórias umas das outras. “A gente precisa não só empoderar, mas se apoderar das nossas histórias. Eu espero que as mulheres que estiveram aqui aproveitem as conexões e os saberes compartilhados não só por quem estava no palco, mas também ao lado delas”, disse.

O destaque ficou por conta de uma das grandes atletas da história esportiva do Brasil, a ex-jogadora de basquete Hortência, que de forma bem humorada compartilhou as decisões e os comportamentos que a tornaram campeã em uma época em que o machismo era ainda mais forte na sociedade. “Quando eu comecei, não existia a palavra empoderamento. A gente entrava na quadra e era xingada, hostilizada, mas eu não ligava porque eu estava fazendo o que eu amava.  Então, o que sempre digo às mulheres é que elas sigam o coração. Foque em descobrir o seu dom, aquilo que você ama, e vá em frente sem se importar com que os outros pensam”, frisou ela.

Shark Tank Espírito Santo

A empresária Camila Farani, uma das maiores investidoras do país e ex-jurada do programa Shark Tank do Brasil, encerrou o evento, abordando a arte de negociar em todos os momentos da vida. Em um momento descontraído, Farani convidou a personal stylist Angélica Salviato, proprietária da  AS Agenciamento de Imagem, para falar sobre o seu negócio. Salviani aproveitou a oportunidade para fazer uma proposta à Camila para que ela investisse R$ 15 mil. O valor seria usado na criação de uma nova identidade visual da marca e outros recursos que podem potencializar a captação de novos clientes.

Em uma ação parecida com o programa Shark Tank, Carani fez várias perguntas à Angélica sobre o empreendimento e apresentou uma contraproposta: divulgar o trabalho da capixaba em suas redes sociais, que contam com mais de dois milhões de seguidores no Instagram e no Linkedin, além de adquirir oito consultorias de imagem. Essas consultorias serão disponibilizadas para as integrantes do “Ela Vence”, uma comunidade de mulheres guiadas pela investidora. A proposta foi aceita, com uma grande salva de palmas.

O maior encontro sobre empreendedorismo feminino capixaba  contou ainda com o Espaço InspiraDONAS, dando oportunidade para que as participantes pudessem conhecer histórias de mulheres que hoje são referências nos locais que atuam. Já no Espaço PlugaDONAS, foram abordadas as estratégias de empreendedorismo ensinadas por mulheres já consolidadas no mercado. Além das palestras, os espaços para mentorias tanto individuais quanto coletivas também foram bastante procurados.

Para a coordenadora estadual do Sebrae Delas, Andrea Gama, eventos como o EmpoderaDONAS podem ser como um despertar para as mulheres capixabas e que mostram que juntas, elas vão mais longe. “Aprender umas com as outras e estar perto de outras empreendedoras, falando de negócios, só agrega valor à gestão de quem participa. O EmpoderaDONAS chegou para mostrar às mulheres que elas não estão sozinhas. O Sebrae está pensando nelas e para elas. Tem muita coisa boa por vir”, disse.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA