22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

História do bodyboard feminino estreia em cinema do ES

Documentário “A Primavera Sucede O Inverno” retrata reencontro de atletas que tiveram suas primeiras pranchas entre 1984 e 1993

por Mariah Friedrich

A história e legado do bodyboard feminino ganha destaque nas telonas com a estreia do documentário “A Primavera Sucede O Inverno”, nesta sexta-feira (2), às 21h, no Cine Jardins, em Jardim da Penha, Vitória. O filme dirigido por Carmen Filgueiras resgata as memórias de atletas pioneiras que moldaram as bases do bodyboarding nas décadas de 1980 e 1990. Vale destacar que será uma sessão única.

- Continua após a publicidade -

Campeã do circuito estadual de bodyboarding capixaba, a realizadora se mudou no ano de 1993 para a Barra do Jucu, onde descobriu a sua paixão pelo bodyboarding e conheceu outras mulheres que compartilhavam o mesmo entusiasmo com a modalidade que crescia com as ondas da Praia do Barrão, um celeiro de atletas do esporte. 

O esporte ganhou forças com nomes como o de Neymara Carvalho se destacando no cenário mundial. A pandemia da Covid-19, em 2020, fez tudo dar uma parada. Até que, em 2021, o Circuito Brasileiro de Boryboard voltou a acontecer com etapa na Barra do Jucu e uma novidade: a inclusão da categoria Master Feminino. 

História do bodyboard feminino estreia em cinema do ES
A pentacampeã mundial Neymara Carvalho ao lado da filha Luna Hardman, campeã mundial Jr em 2022 – Foto: Divulgação

O momento marcou um reencontro de várias atletas, entre jovens competidoras e outras com mais de 40 anos de bodyboarding, convidadas pela organizadora e atleta pentacampeã mundial Neymara Carvalho para receberem homenagens. 

“Assisti aquele reencontro e todos percebemos que as memórias tinham que ser compartilhadas para não serem perdidas”, conta a surfista, atriz, escritora, produtora cultural, professora e diretora de cinema, Carmen Filgueiras, que sentiu a oportunidade de registrar os 40 anos de histórias de aventura e superação reunidas na ocasião do circuito. 

Precursora

Homenageada durante o evento de 2021, a atleta Raquel Brandão foi quem trouxe a primeira prancha para o Espírito Santo e inspirou outras mulheres a se aventurarem na modalidade esportiva.

História do bodyboard feminino estreia em cinema do ES
Raquel Brandão foi a primeira mulher a praticar bodyboarding no ES e uma das primeiras no Brasil – Foto: Acervo pessoal

“Comecei a pegar onda, eu aprendi as manobras sozinha, fui pioneira, venci os primeiros campeonatos e começaram a vir outras meninas junto comigo. A gente foi aprendendo e desbravando esse esporte. No começo, era bem difícil, mas dei minha contribuição e motivei novas gerações, mesmo sem saber que chegaríamos tão longe e o esporte foi crescendo”, conta Raquel Brandão.

Após assumir a missão de retratar as memórias de 21 atletas do bodyboarding, a diretora Carmen Filgueiras começou a produzir de forma independente o filme “A Primavera Sucede O Inverno”, que apresenta entrevistas, imagens dos acervos pessoais e registros contemporâneos cedidos pelas participantes.

Ela destaca que quem assistir ao documentário vai encontrar depoimentos apaixonantes sobre a experiência de mulheres pioneiras no esporte. “Muitas vezes, o ambiente é hostil. Se você é mulher e não conhece quem está na água, é comum ter a sua prioridade sobre as ondas desrespeitada, por exemplo. A questão da maternidade aparece de maneiras diferentes. Algumas se afastaram do bodyboarding, outras ficaram mais motivadas a ganhar”, compartilha a realizadora.

A surfista Sabrina Abade, que compartilhou suas memórias no filme, relembra que começou a surfar de bodyboard em 1989, aos 11 anos, levada pela irmã, Daniela Abade.

“No início da década de 1990, eu e outras meninas queríamos participar dos campeonatos. Na época, só tinha categoria Amadora. Então, por causa de surfistas como eu, Flávia Márcia e Viviane Drumond, eles criaram a categoria Iniciante”, relata Sabrina Abade. 

A surfista também apontou a força de mobilização das mulheres e como elas se destacaram na modalidade. “O crescimento é visível. Com estrutura, incentivo, patrocínio e apoio, ainda teremos muitas representantes brasileiras e capixabas no cenário mundial, representando e fazendo bonito”, afirma Sabrina Abade.

Confira o trailer do filme a seguir: 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -