24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Guia Animado retrata produção cinematográfica de Cachoeiro

Websérie disponível no YouTube apresenta quatro curta-metragens produzidos por realizadores cachoeirenses

Por Mariah Friedrich

A produção cinematográfica de Cachoeiro de Itapemirim, localizado no Sul do Espírito Santo, ganhou destaque na websérie “Guia Animado do Cinema: Cachu na Tela”, que está trazendo à tona os talentos locais e os curtas-metragens produzidos por cineastas da região, como “Lipe” e “Contraponto”, de Marcoz Gomez, e “Colônia Horror”, de Wolmyr Alcantara. O projeto teve financiamento da Lei Municipal de Incentivo Rubem Braga. 

- Continua após a publicidade -

A websérie apresenta duas pipoquinhas, Tereza e Zezeca, que se encontram perdidas nas poltronas de um charmoso cinema. Juntas, elas aproveitam para assistir e discutir diversos filmes, incluindo aqueles produzidos em Cachoeiro de Itapemirim. 

“Talvez nosso principal desafio seja criar um produto que dialogue com esse jovem, que desperte nele um interesse pela linguagem do cinema e a produção audiovisual cachoeirense e do restante do estado”, reflete o animador e professor de Matemática Felipe Gaze, um dos fundadores do Coletivo Quadro-a-Quadro, composto por professores da rede pública de ensino municipal. 

Os episódios  estão disponíveis para visualização na página do YouTube do Coletivo Quadro-a-Quadro, responsável pela realização do projeto, assim como em seu site oficial. Para garantir que o público tenha acesso inclusivo ao material, a websérie apresenta legendas e audiodescrição como recursos de acessibilidade. 

O professor e animador Felipe Gaze destacou a qualidade e relevância dos filmes citados na websérie como evidência do potencial da produção audiovisual do Sul do Estado. Os três curtas-metragens cachoeirenses discutidos na websérie foram patrocinados em edições anteriores da Lei Rubem Braga de Cachoeiro. No entanto, esse não foi o único e nem o principal critério considerados na seleção.

“Todas as produções são reconhecidas pela sua qualidade técnica, relevância artística e por contribuírem significativamente para a projeção do nome de Cachoeiro”, afirma Felipe.

Contraponto, dirigido por Marcoz Gomez, é um curta-metragem selecionado para um festival internacional no Rio de Janeiro e inspirado em uma crônica do artista cachoeirense Klédison Ramos, com uma premissa reflexiva e uma narrativa que se desenvolve sem diálogos.

Também dirigido por Marcoz Gomez, o curta-metragem Lipe aborda temas relacionados aos laços familiares, consciência e responsabilidade ambiental, e também faz parte do episódio em destaque.

Colônia Horror, por sua vez, dirigido por Wolmyr Alcantara, é um curta-metragem em animação de terror, ambientado em um cenário com zumbis e navios fantasmas. O filme já teve reconhecimento em festivais fora do Espírito Santo, como o Festival Curta Taquary, em Pernambuco, e se desenrola em uma época anterior a 1500, funcionando como uma metáfora do início do processo de colonização do Brasil.

Além de celebrar esses cineastas, a websérie também explora a importância dos editais de incentivo à cultura, como a Lei Rubem Braga, que desempenham um papel vital ao permitir que produtores culturais transformem suas ideias em realidade, dando vida às suas produções cinematográficas.

O professor e animador também apontou os cineclubes como grandes aliados para o crescimento experimentado pela produção cinematográfica da região.

“Eles desempenham um papel indispensável ao democratizar o acesso a essas produções para um público amplo e diversificado. Assim como para os produtores, é fundamental para os cineclubistas a continuidade e ampliação do investimento público na cultura, em especial através das leis de incentivo”, relata Felipe Gaze.

Ele também enfatizou a importância das leis de incentivo à cultura, como a Lei Rubem Braga e outros editais, para a viabilização da produção cultural,  especialmente em cidades fora dos grandes centros urbanos. 

“Elas ajudam a manter os artistas produzindo em suas próprias comunidades e contribuem para a valorização da cultura local. São políticas que desempenham um papel fundamental no fortalecimento da identidade cultural e no desenvolvimento econômico e social das comunidades de um município”, afirma o professor e animador Felipe Gaze.

Confira a seguir a websérie “Guia Animado do Cinema: Cachu na Tela”, que desta vez discute aspectos da linguagem audiovisual através de quatro curtas-metragens premiados produzidos no município de Cachoeiro de Itapemirim:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -