Investimento em nova unidade do Complexo de Xuri foi de aproximadamente R$ 57 milhões
Por Redação
O Governo do Estado inaugurou, nesta terça-feira (25), a Penitenciária Estadual de Vila Velha VI, no Complexo Prisional de Xuri, no município de Vila Velha. A nova unidade passa a ter capacidade para 800 vagas, que vão atender aos regimes fechado e semiaberto, com investimento de aproximadamente R$ 57 milhões.

A área construída terá cerca de 15 mil metros quadrados, com 2/3 do espaço voltado aos projetos de ressocialização e módulos específicos para oficinas de trabalho. O local é composto com instalações de triagem e isolamento, automação de todas as portas de segurança dos setores interno e intermediário, acessibilidade, captação de água da chuva e reuso.
O governador Renato Casagrande exaltou a entrega e frisou a importância do projeto para as forças de segurança do Estado.
“Estamos felizes por inaugurar uma unidade prisional, porque é nossa tarefa trabalhar para que tenhamos um sistema estável. Quando chegamos ao governo em 2019, tínhamos um problema em um cenário com 1.500 pessoas a mais no sistema todo ano. Desde então, conseguimos estabilizar esse número com o apoio de várias instituições. O Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública foram fundamentais”, afirmou o governador Renato Casagrande.
O secretário de Justiça, André Garcia, falou sobre a importância da entrega para o sistema prisional capixaba.

“O Governo não tem medido esforços para melhorar o sistema prisional capixaba. É um trabalho que vai além da abertura de vagas. Com a inauguração da nova unidade, vamos ampliar a capacidade do sistema e a oferta dos projetos de ressocialização. Além disso, temos um conjunto de investimentos que reúne tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade ambiental”, destacou.
A nova unidade prisional começa a operar já nesta terça-feira (25). Os servidores penitenciários passaram por treinamentos para conhecerem os protocolos de segurança da nova unidade.

A penitenciária funcionará nos regimes fechado e semiaberto. Serão transferidos para a Penitenciária Estadual de Vila Velha 6 (PEVV6), os internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 5 (PEVV5) e da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC).
Além das 800 vagas em celas coletivas, o espaço conta com 16 vagas de isolamento, 42 vagas de triagem, duas celas para pessoas com deficiência (totalizando 12 vagas), circuito fechado de TV, com câmeras de videomonitoramento, automação de todas as portas de segurança dos setores interno e intermediário; acessibilidade e captação de água de chuva e reuso.