25.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Governo do Estado lança Programa Estadual de Combate à Pobreza

Governo do Estado lança Programa Estadual de Combate à Pobreza

Nessa segunda-feira (6), o Governo do Estado lançou, no Palácio Anchieta, o Programa Estadual de Combate à Pobreza (Incluir). O programa, que tem como meta retirar 31.614 famílias capixabas da situação de extrema pobreza, agrega acompanhamento das famílias, acesso aos serviços do Estado nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento, energia elétrica e inclusão produtiva.

Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes em parceria com os municípios, empresas públicas e privadas, e organizações da sociedade civil, o Governo estadual quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico do Estado.

- Continua após a publicidade -

Além do governador Renato Casagrande, participaram do evento a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Pobreza, Tereza Campello, o vice-governador Givaldo Vieira, a Ministra de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, a senadora Ana Rita, deputados estaduais, prefeitos e secretários de estado.

Para o governador Renato Casagrande este programa tem o objetivo de cuidar dos capixabas. “Estamos começando um grande trabalho, que já possui algumas ações em andamento e outras que serão iniciadas em breve, mas que convergem para o mesmo objetivo, que é cuidar dos capixabas em situação de vulnerabilidade social e dar oportunidade de uma vida melhor a quem mais necessita”, destacou.

A ministra parabenizou o Governo estadual pela criação do plano. “O Governo do Estado está de parabéns pelo lançamento do programa Incluir. O Brasil cresce, o Espírito Santo cresce permanentemente porque fazemos a distribuição de renda. Estamos alcançando os extremamente pobres, incluindo essas pessoas em nossos programas sociais a fim de emancipá-las”, disse a ministra.

O objetivo é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. O Incluir irá localizar as famílias extremamente pobres e incluí-las de forma integrada nos mais diversos programas, de acordo com as suas necessidades. Promover a redução da pobreza, a inclusão social, e a promoção da cidadania, tendo como base a emancipação das famílias, envolvendo todos os atores sociais e esforços, são uma das metas do programa.

Entre as estratégias do Incluir estão a busca ativa, seleção e acompanhamento das famílias, protocolo específico de atendimento, fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), transferência de renda e Plano de Emancipação Familiar. Na estratégia da busca ativa, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH), realizará um seminário do CadÚnico e disponibilizará um software de gestão de políticas sociais para melhorar o cadastramento.

As equipes de profissionais farão uma procura minuciosa na sua área de atuação com o objetivo de localizar, cadastrar e incluir nos programas as famílias em situação de pobreza extrema. Serão aplicados pelo Estado diretamente na estratégia de acompanhamento das famílias R$ 246 milhões.

Durante a solenidade de lançamento do Incluir, o governador Renato Casagrande, assinou o decreto do repasse regular automático fundo a fundo, o termo de cooperação técnica entre os bancos comunitários, o Bandes e o Banestes, e o Projeto Social de Formação, Qualificação e Habilitação profissional de Condutores de Veículos automotores que foi enviado para a Assembleia Legislativa.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do Lançamento do Programa Estadual de Combate à Pobreza.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA