27.1 C
Vitória
quarta-feira, 8 maio, 2024

Começa amanhã o Vitória Expovinhos 2011

Começa amanhã o Vitória Expovinhos 2011Começa nesta quarta-feira (8) o Vitória Expovinhos 2011 – 3º Salão Internacional do Vinho de Vitória. O evento, que acontecerá no Centro de Convenções de Vitória, reunirá mais de 700 rótulos, cerca de 60 expositores e mais de mil visitantes diários. O evento é uma realização do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Vitória (Sindivarejista) e da Federação do Comércio do Estado do Espírito Santo (Fecomércio).

Com o objetivo de criar oportunidades de negócios para empresários e profissionais a serviço do vinho, o evento reúne agentes em todos os elos da cadeia de negócios, desde vinícolas passando por importadores e atacadistas até o mercado varejista, isso sem falar nas empresas representantes de acessórios e produtos ligados ao consumo do vinho.

- Continua após a publicidade -

Por outro lado, o evento proporciona ao público consumidor final a oportunidade de apreciar diferentes rótulos de 16 países conhecendo suas origens, os tipos de uva, além de uma oportunidade única de conversar com seus enólogos, sommelieres e representantes.

Realizada de forma inovadora e ainda sem similar no Espírito Santo, o Vitória Expovinhos funciona no formato Wine Tasting, em que o participante inscrito recebe uma taça de cristal padrão ISO na recepção e pode degustar todos os vinhos expostos na Feira.

O Prêmio Top Five é outro grande momento do evento, pois elege os cinco melhores vinhos degustados na Feira em seis categorias (Tinto e Branco Velho Mundo, Tinto e Branco Novo Mundo, Espumante e Sobremesa). A Associação Brasileira de Sommeliers no Espírito Santo (ABS-ES) é quem coordena o corpo de jurados.

As inscrições ainda podem ser feitas através do site ao preço de R$ 150, para um dia, e R$ 200, os dois dias. A inscrição dá direito ao guia de bolso do evento, a uma taça padrão ISO exclusiva, à degustação dos vinhos na feira e participação nas palestras.

Confira os palestrantes que estarão no Expovinhos 2011

Paulo Laureano (Portugal). Responsável pela vinícola portuguesa Paulo Laureano Vinus. Atua como enólogo consultor desde 1996 e foi professor de livre docência e investigação na área de enologia da Universidade de Évora (Portugal) por 10 anos, de 1993 a 2003, quando passou a se dedicar integralmente à produção vitivinícola. Paulo Laureano foi considerado, o melhor enólogo do ano de 2004 pela Revista de Vinhos, a revista de vinhos mais conhecida em Portugal bem como o melhor enólogo do Alentejo pela Revista Néctar. Em 2005 a revista MaisAlentejo atribui-lhe o prémio de MaisEnólogo.

Philippe Mével (França). Veio ao Brasil em 1990 a pedido do diretor de enologia e pesquisa da casa Moët & Chandon para cuidar da safra e da elaboração local dos espumantes da empresa. Acabou ficando por aqui e hoje é enólogo-chefe e diretor de produção da Chandon, localizada em Garibaldi, na Serra Gaúcha. Mével é um dos maiores especialistas em espumante do Brasil.

Juan Muga (Espanha). Estudou por dois anos enologia no Chateaux La Tour Blanche de Sauternes e seguiu por mais três anos em uma escola especializada em comércio de vinhos em Bergerac. Após vários anos trabalhando em Chateaux bordaleses, mudou-se para Londres onde trabalhou em uma cadeia de restaurantes espanhol. Ainda na Inglaterra, preparou-se para os estudos internacionais na Universidade de Oxford. Atualmente ocupa a posição de Diretor Comercial e Marketing de Bodegas Muga.

Alexandre Miolo e Adriano Miolo. Responsáveis por uma das maiores vinícolas do Brasil, líder no mercado nacional de vinhos finos entre os produtores de vinhos brasileiros. A Miolo elabora mais de 100 rótulos produzidos em sete projetos no Brasil e através de parcerias internacionais na Argentina, Chile, Espanha, Itália e França. A marca é, ainda, a maior exportadora brasileira de vinhos.

Jean Pascal La Case. A sua relação com a vitivinicultura foi fruto da influência do avô. Depois de se formar em economia e trabalhar na área de administração de empresas no Uruguai, Jean-Pascal seguiu seus instintos e decidiu recomeçar suas atividades na área do vinho. Prestou consultoria para a Casa Filgueira, onde elevou a qualidade dos vinhos para a categoria premium. Hoje é Enólogo Chefe e Gerente Geral do vinhedo Clos Quebrada de Macul, que ficou famoso pelo premiado Domus Aurea. Jean Pascal também é responsável pelos rótulos Anka, Pargua e Peñalolen, membros da família de vinhos Clos Quebrada de Macul.

Ricardo Castilho. Sócio-editor da revista Prazeres da Mesa, é autoridade quando o assunto é gastronomia. Dono de um currículo e de uma trajetória exemplares, desenvolve um trabalho na revista com ênfase para a liberdade editorial e reunindo um grupo seleto de colaboradores nacionais e internacionais. Também escreve o Blog do Castilho.

Célio Alzer. Professor de enologia da Associação Brasileira de Sommeliers, dará dois cursos destinados exclusivamente a profissionais que trabalham em restaurantes, hotéis e delicatessen. Célio tem grande experiência na área, fazendo palestras, degustações e cursos por todo o Brasil.

Laurent Mingaud. Enólogo e diretor de exportação da cooperativa de Sieur d’Arques (Limoux). Limoux foi o berço do primeiro espumante do mundo em 1531, mais de 100 anos antes de champagne. Considerada por muitos a melhor cooperativa da França. Laurent é enólogo da cave e já produziu vinhos na Califórnia, que ultrapassaram os 90 pontos. Os grandes vinhos de Limoux são servidos em todos os restaurantes 3 estrelas da França.

Guillermo Canale. Dirige a Bodega Humberto Canale (Argentina), fundada em 1909 pelo engenheiro que lhe deu seu nome. Esse fato desempenhou importante papel no desenvolvimento da indústria do Alto Vale do Rio Negro, na Patagônia Argentina.

Serviço
Vitória ExpoVinhos 2011 – 3º Salão Internacional do Vinho de Vitória.
Data: 08 e 09 de junho
Local: Centro de Convenções de Vitória.
Informações: Rota Eventos – Tel.: (27) 3319-8110
Inscrições: Enótria, Ville Du Vin, lojas do Carone de Santa Lúcia e Praia da Costa, ou pelo site www.rotaeventos.com.br

Programação

Dia 08/06
Cursos
08h às 12h: Curso Auditório Principal – Célio Alzer – Nocões Básicas do Vinho
14h às 17h: Curso Auditório Principal – Célio Alzer – Avançado do Vinho
Público Alvo: garçons, maitres, gerentes, vendedores
Exclusivo para Associados da ACAPS, Sindbares e ABIH.
Vagas limitadas

Abertura Oficial
17h – ( Auditorio Principal ) – somente para convidados

Palestras
18h às 19h30: Palestra Auditorio A – Phillipe Mével – “Os segredos da excelência dos espumantes elaborados no Brasil “
18h às 19h30: Palestra Auditório B – Paulo Laureano – Vinhos do Alentejo com Tradição e Modernidade.
20h às 21h30: Palestra Auditório A – Jean Pascal La Case – Estilo do Vinho
20h às 21h30: Palestra Auditório B – Adriano Miolo – Terrois do Brasil.
Público Alvo: inscritos no evento.
Vagas limitadas

Dia 09/06
Cursos
08h às 12h: Curso Auditório Principal – Célio Alzer – Nocões Básicas do Vinho
14h às 17h: Curso Auditório Principal – Célio Alzer – Avançado do Vinho
Público Alvo: garçons, maitres, gerentes, vendedores
Exclusivo para Associados da ACAPS, Sindbares e ABIH.
Vagas Limitadas

Palestras
18h às 19h30: Palestra Auditorio A – Laurent Mingaud – “Limoux desenvolvimento histórico da viticultura na região”. Como surgiu o primeiro espumante e registros históricos. Blanquete de Limoux ou Mozac
18h às 19h30: Palestra Auditorio B – Juan Muga – “Tradição e Modernidade na Bodegas Muga”
20h às 21h30: Palestra Auditorio A – Ricardo Castilho -” Panorama da Gastronomia Brasileira e Mundial: A medida certa para o sucesso do seu negócio”.
20h às 21h30: Palestra Auditorio B – Guilhermo Canale – “Terroir Patagônico e seus diferenciais para vinhos Premium”
Público Alvo: inscritos no evento.
Vagas limitadas

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA