32.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Governo cria fundo para ajudar pequenos empreendedores

O Garantir/ES oferecerá empréstimos para fomentar a economia capixaba

Por Cristiano Stefenoni

Começou a tramitar nesta segunda-feira (8), em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o Projeto de Lei (PL) 360/2023, que institui o Fundo de Aval do Microcrédito do Espírito Santo (Garantir/ES). De autoria do Executivo, a proposta do Governo do Estado é criar um fundo de aval para facilitar o acesso de pequenos empreendedores ao crédito.

- Continua após a publicidade -

De acordo com o texto, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) definirá as políticas de crédito e poderá firmar convênios e parcerias, além de adotar medidas necessárias para a gestão.

Os recursos para bancar o fundo viriam do Orçamento estadual, dos fundos de desenvolvimento estaduais, nacionais e internacionais, das doações de pessoas físicas e jurídicas, das entidades públicas e privadas e de outras formas. Esse valor ficará em uma conta no Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).

Já a tomada do empréstimo deverá ser solicitada, exclusivamente, a agentes de crédito que disponham de assessoria capaz de elaborar plano de negócios e orientação sobre gestão, buscando a melhor forma de adquirir os valores adequados às respectivas atividades. Os contratos firmados serão mantidos com os respectivos agentes durante todo o período financiado.

O texto do Executivo enviado à Assembleia ressalta a importância do Garantir/ES para a economia capixaba. “O crédito tem sido um importante instrumento de fomento à manutenção das atividades econômicas e postos de trabalho”, justifica a mensagem.

Segundo a Assessoria da Ales, para agilizar o trâmite da matéria na Assembleia, os deputados aprovaram o requerimento para que ela tramite em regime de urgência, podendo ser incluída na pauta da próxima sessão. As comissões de Justiça e Finanças serão as responsáveis pela análise da proposta.

Conforme o PL 360/23, poderão ser feitas adequações orçamentárias no Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023 necessárias ao cumprimento da legislação.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Ales

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA