23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Gilberto Carvalho deixa presidência do Conselho Nacional do Sesi

Temer nomeou para o cargo João Henrique de Almeida Sousa que foi ministro dos Transportes no governo FHC e presidente dos Correios no governo Lula. 

Na – já esperada – dança das cadeiras que vem correndo desde que Michel Temer assumiu a Presidência da República interinamente, o exonerado destaquarta-feira (18) foi o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho, do cargo de presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi). E nos mesmo Diário Oficial foi publicada a nomeação de João Henrique de Almeida Sousa para o cargo.

- Continua após a publicidade -

Carvalho foi secretário-geral no primeiro mandato da presidente afastada Dilma Rousseff e chefe de gabinete do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a Agência Brasil, durante os oito anos foi responsável pela articulação do governo com os movimentos sociais. Desempenhou diversas funções no Partido dos Trabalhadores e exerceu cargos na prefeitura de Santo André (SP). Carvalho estava na presidência do conselho desde fevereiro de 2015.

Sousa é advogado, foi deputado federal pelo Piauí, entre 1991 e 2002, e ministro dos Transportes no final do segundo governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Nos dois primeiros anos do governo Lula, foi presidente dos Correios.

O Conselho Nacional do Sesi é responsável por fixar as diretrizes, coordenar as ações, programas e metas da entidade, aprovar e fiscalizar os orçamentos e suas respectivas execuções, além das prestações de contas do Departamento Nacional e dos departamentos regionais. Encaminha também as prestações de contas da entidade à Controladoria-Geral da União (CGU), órgão agora extinto por Michel Temer, e ao Tribunal de Contas da União (TCU). É formado por representantes dos empresários, do governo e dos trabalhadores.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA