24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Frutas e vegetais melhoram bem-estar emocional das crianças

Estudo apresenta resultados positivos em crianças que consomem os alimentos ao longo do dia 

Por Patrícia Battestin

A Ana Beatriz, de 9 anos, ama certos alimentos. Imagina quais são. Se você pensou em doces, pizzas e refrigerantes, você errou. A pequena gosta mesmo de comer legumes, verduras e frutas. “Eu amo comer salada, beterrada, brócolis. Minha mãe fala que é bom para pele”, contou Ana Beatriz.

- Continua após a publicidade -

Ela está correta no que diz. Mas as escolhas na hora de comer, possuem muitos outros benefícios. De acordo com especialistas, uma alimentação saudável é capaz de promover melhorias não apenas à saúde física, mas, em especial, à mental. Isso se aplica a idosos e, principalmente às crianças. 

Um estudo realizado pela Universidade de East Anglia com crianças da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio no Reino Unido, e publicado na revista científica BMJ Nutrition, Prevention & Health aponta que o consumo de frutas e vegetais em uma dieta alimentar regular desde a infância auxilia na construção de um bem-estar mental mais equilibrado e saudável.

A pesquisa acompanhou os hábitos alimentares e a vivência de cerca de 1.250 crianças da educação infantil, e registrou que 28% delas consumiam cinco porções de frutas e vegetais por dia, o que contribui para o desenvolvimento social e físico de cada uma.

Dayanna Miranda Camizão comenta que a alimentação nutritiva é parte complementar de todos os aspectos saudáveis da vida humana e é essencial na infância para que a criança compreenda a importância de formar este hábito desde nova, pois pode evitar o surgimento de síndromes, como a ansiedade.

“As frutas e vegetais são ricos em minerais, vitaminas e nutrientes que, além de serem benéficos para a nossa saúde física, são essenciais, também, para o nosso bem-estar mental, especialmente na infância. Crianças que se alimentam de forma saudável, com equilíbrio entre o consumo de frutas e vegetais em vez do consumo de alimentos ultraprocessados, apresentam bem-estar mental e emocional melhores e mais fortalecidos, o que pode afastar algumas síndromes, como a ansiedade e a fobia social”, explica a nutricionista, que atua na Upuerê Educação Infantil.

Como estimular uma alimentação saudável na infância?

O estudo realizado com as crianças do Reino Unido aponta que uma alimentação equilibrada com frutas e vegetais pode proporcionar maior interesse, por parte das crianças, na realização de atividades na escola e em casa, além de estimularem a energia e a disposição infantil para brincadeiras e outras ações. Para isso, Dayanna comenta que os pais podem incentivar o interesse das crianças por alimentos mais saudáveis de formas diversas.

“Preparar pratos coloridos, compostos por alimentos de todos os grupos alimentares (como os tubérculos, vegetais, legumes, carnes e verduras), é uma maneira de incentivar o consumo de itens mais saudáveis. Os pais podem, ainda, falar sobre frutas e vegetais em tons positivos, ressaltando a importância deles para a saúde das crianças, evitar oferecer açúcar para menores de 2 anos, sempre estimular o consumo de novos alimentos na nutrição e proporcionar ambientes agradáveis, seguros e acolhedores, que deixem a criança confortável para experimentar e dar opiniões sobre os itens alimentares”, finaliza a nutricionista.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA