27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Força Feminina: Aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres

Projeto de defesa pessoal feminina começa sábado (04) em Vitória

Por Rafael Goulart

Começa nesse sábado (04), o Projeto Força Feminina, que vai oferecer aulas gratuitas de Defesa Pessoal Feminina. A aula inaugural será realizada às 9h no Sesc do Parque Moscoso, em Viória.

- Continua após a publicidade -

O projeto é destinado a todas as mulheres cis e trans, com 16 anos ou mais, moradora de Vitória ou Serra. O evento é realizado pela Associação de Taekwondo da Grande Vitória e conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC).

Além das técnicas de autodefesa, o projeto também contará com rodas de conversa com advogados, psicólogos e ativistas de movimentos sociais. A iniciativa tem o objetivo de combater a violência contra as mulheres e as aulas serão ministradas todos os sábados, até o mês dezembro, pela mestra de Taekwondo Manuela Feliz que tem 40 anos de experiência em Defesa Pessoal Feminina.

“A Defesa Pessoal contribui com a qualidade de vida das mulheres, seja por proporcionar saúde, devido a prática de atividade física, mas também por ajudar a despertar nela uma segurança maior. Sabemos que manter a calma e saber agir no momento certo diante de situações de violência é uma tarefa difícil. Mas, com o uso de algumas técnicas de defesa pessoal é possível fortalecer a confiança e ter o controle para sair de algumas situações, seja se antecipando ou atuando no ato da agressão”. Explicou a professora. 

“Estávamos recebendo muitos pedidos de mulheres para as aulas de defesa pessoal, porque a violência contra a mulher só vem crescendo. A gente entende que a defesa pessoal também traz fortalecimento da mente e autoestima. Então, acreditamos que o projeto pode contribuir”, destacou a coordenadora do projeto de defesa pessoal Força Feminina, Andiara Caneo.

Bairros contemplados:

Serra:

Manguinhos, Bicanga, Balneário de Carapebus, Lagoa de Carapebus, Praia de Carapebus, Cidade Continental Setor Europa, Cidade Continental Setor América, Cidade Continental Setor África, Cidade Continental Setor Ásia, Cidade Continental Setor Oceania, Novo Horizonte, Jardim Limoeiro, São Diogo e São Geraldo.

Vitória:

Piedade, Fonte Grande, Moscoso, Vila Rubim, Centro, Capixaba, Ilha do Príncipe.

Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC)

Sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, a Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC) será importante para promover atletas, clubes, federações, associações e competições esportivas, de forma geral, em todo o Estado, por meio de recursos captados pelos interessados com empresas instaladas no Espírito Santo em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O objetivo é abranger projetos em diversas categorias, como o desporto educacional, de lazer e de participação, voltados para as ações com o público em geral, e de rendimento, direcionados para atletas e paratletas de alto rendimento, com o foco na melhora dos resultados em competições.

Como patrocinar

As empresas que desejam financiar os projetos esportivos do Estado, por meio da Lei de Incentivo, a LIEC, podem acessar o site oficial da Sesport e analisar os projetos já aprovados. Caso haja algum de interesse da empresa, ela pode entrar em contato com a Secretaria para receber mais informações (como nome e contato) dos proponentes.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesport

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA