27.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Focos da dengue podem estar dentro de casa

Prefeitura de Vitória alerta para locais dentro das residências que podem ser criadouros para o mosquito da dengue

Por Regina Trindade

Verão, sol, calor e… chuva! Cenário perfeito para a proliferação do famoso Aedes aegypti, o mosquito da dengue. O inseto consegue se reproduzir em espaços pequenos e até com pouca água, como vasos de plantas, calhas, ralos abertos, caixas ou tonéis de água destampados e lixo mal acondicionado.

- Continua após a publicidade -

De acordo com estudos de monitoramento divulgados pela Prefeitura de Vitória, a maioria desses focos estão dentro das residências. Para a gerente de Vigilância em Saúde de Vitória, Geane Sobral, o papel da população no combate ao mosquito e aos vírus é essencial, especialmente na fase em que o inseto ainda não é adulto.

“Toda a população precisa criar o hábito de monitorar os locais que podem acumular água, seja em casa ou no trabalho. Sem os criadouros para se proliferar, conseguimos reduzir muito a incidência de mosquito em nosso meio. Isso porque, enquanto o fumacê atua de forma pontual e passageira, o monitoramento contínuo de possíveis criadouros se torna uma ação mais eficiente”.

Além da contribuição dos moradores, a Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) continua com o serviço de fumacê e com as visitas domiciliares com agentes de combate às endemias e monitoramento de bueiros na cidade.

Em janeiro deste ano, a Vigilância Epidemiológica do município confirmou 1.465 casos de dengue e 96 de chikungunya. É bom frisar que o Aedes aegypti também transmite a zika. 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA