Com foco nas manifestações culturais urbanas das juventudes, O Crias Lab vai oferecer mais de 30 horas de programação gratuita nesta sexta (4) e sábado (5), entre shows, bate-papos, mostras de cinema e outras expressões artísticas na quadra da escola de samba Mocidade Unida da Glória, em Vila Velha. Os ingressos estão disponíveis no site Sympla.
No palco do evento se apresentam nomes de peso, como as rappers Azzy, que abrem a festa “Trap 360º”, na sexta (4), às 23h, e Lourena, que marca presença na festa de encerramento do evento no sábado (5), também às 23h.
Além da música, o CriasLab traz jornalistas, influenciadores, podcasters, cineastas e vários outros profissionais que se destacam nas plataformas digitais para oito bate-papos ao longo das 30 horas de programação. Entre os convidados estão o repórter especial do programa Fantástico, Valmir Salaro; o jornalista Ratão Diniz, coordenador técnico da Escola Popular/Imagens do Povo, na favela da Maré (RJ); e a fotógrafa e artista visual Márvila Araújo.
O evento começa com a exibição do filme “Marte Um”, na sexta (4), a partir de 14h. A película representou o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Ainda no primeiro dia de atividades, às 18h20 acontece a sessão especial do videoclipe da música ‘Todas Elas”, de Beth MC, gravado durante o laboratório audiovisual do festival.
No sábado (5), às 20h40, a Mostra Crias da Quebrada, uma janela para mostra de produções de cineastas de todo o país e também dos jovens capixabas participantes do Crias.Lab, apresenta videoclipes, documentários, animações e ficções para todos os públicos.
O repórter Valmir Salaro participa do bate-papo “O jornalismo diante da realidade”, às 16h, após a exibição do documentário “Escola Base: Um Repórter Enfrenta o Passado”, às 14h. Na ocasião, Valmir conduz uma conversa sobre as consequências da cobertura de um dos casos mais marcantes da imprensa brasileira e debate as mudanças ocorridas no campo jornalístico ao longo dos anos, além de abordar a importância e responsabilidade do papel do Jornalismo na busca por verdade e justiça.
O diretor criativo da Puri Produções, Sullivan Silva, é um dos produtores do festival e explica que o intuito é discutir a comunicação digital e a produção audiovisual a partir de diferentes manifestações artísticas da juventude.
“O Crias.Lab chega para potencializar vozes e olhares da juventude buscando impulsionar a formação de uma comunicação em rede a partir da formação de produtores de conteúdo do Espírito Santo. A proposta do festival é reforçar e ampliar a potência de comunicação dos jovens, reverberadas pelas novas mídias, por meio dos laboratórios audiovisuais e painéis com profissionais do audiovisual e comunicação digital do ES e de todo o país”, esclarece Sullivan.
Programação:
Dia 1 | Sexta-feira, 4 de agosto
14h às 16h: Exibição do filme MARTE UM (Direção Gabriel Martins, Brasil, 2022).
16h às 17h: Bate-papo “MARTE UM: O poder do imaginário e da produção audiovisual independente para alcançar novos mundos”, com Gabriel Martins e mediação de Rafael Braz
17h10 às 18h10: Bate-papo “Trap 360º: criação, vivência e representatividade”, com PTK (Cantor e Compositor – ES), Tibery (Produtor Musical – ES) e Jeffão( Publicitário e produtor audiovisual – ES) e mediação de A.F.A.R.I (Cantora e compositora – ES)
18h20 às 19h20: Lançamento do videoclipe “Todas elas” de Beth MC e bate-papo “Lab.Clipe: Explorando o processo criativo e coletivo na produção do Videoclipe
‘Todas Elas’ de Beth MC”, com Beth Mc (artista capixaba), Tati Rabelo (Direção e Edição), Thamires Amon (Produção), Felipe Dall’Orto (Criação de Roteiro), Zanete Dadalto (Coordenadora pedagógica) e alunas/os/es participantes.
19h30 às 20h30: Bate-papo “Sons da Perifa: Estratégias para descentralização das narrativas e valorização cultural das periferias”, com Jairo Malta (Pesquisador e jornalista – SP)e mediação de Natália Dornelas (Cineasta – ES)
20h40 às 22h: Mostra CO.LIGA
22h às 23h: DJ Negana (ES) – Residente
23h às 00h: Show – Azzy (RJ)
00h às 04h: Festa “Trap 360º” com, DJ Tibery (ES), Dj Gegeo (ES) + DJ Barol (ES), DJ Jone BL (ES)
Dia 2 | Sábado, 5 de agosto
14h às 16h: Exibição do filme doc. “Escola Base – Um Repórter Enfrenta o Passado”
Direção: Caio Cavechini, Eliane Scardovelli. Roteiro: Eliane Scardovelli, Bruno della Latta
16h às 17h: Bate-papo “O jornalismo diante da realidade: reflexões a partir do Caso
Escola Base”, com Valmir Salaro (Repórter especial Fantástico TV Globo) e mediação de Rafaele Gasparini.
17h10 às 18h10: Bate-papo “Cena, Música e Identidade: A Importância da Direção de Arte na Produção de Videoclipes”, com Flora Fiorio (Diretora de Arte e arquiteta – ES), Rômulo Corrêa (Diretor de arte e arquiteto – ES) e João Schiavo (Diretor de arte e publicitário – RJ). Mediação: Elis Carvalho
18h20 às 19h20: Bate-papo “Corpos e Lugares: Conexões e Narrativas na criação de imagens”, com Ana Luzes (Fotógrafa artística e documental – ES), Ratão Diniz (Coordenador técnico Escola Popular/Imagens do Povo, na favela da Maré – RJ), Márvila Araújo (Fotógrafa e artista visual – ES). Mediação: Thais Gobbo (Fotógrafa, comunicadora popular, influencer e modelo – ES).
19h30 às 20h30: Bate-papo “Arte e Design: Comunicando Identidades e Impulsionando
Transformações”, com Kika Carvalho (Artista Visual – ES), Juliana Lisboa (designer interdisciplinar, gestora cultural e diretora criativa – ES), Rayan Casagrande (Designer, sócio e cofundador do Comboio Art Studio – ES) e mediação de Amanda Lobos (Ilustradora e designer – ES).
20h40 às 22h: Mostra CRIAS DA QUEBRADA
22h às 23h: DJ Negana (ES) – Residente
23h às 0h: – 23h – Show Lourena (RJ)
0h às 4h: Festa “Treme u Baile”, com DJ Madeusa (ES), DJ Scooby (ES), DJ Rare Boy (ES)