24.9 C
Vitória
domingo, 23 junho, 2024

Viana: Festa do Divino terá Gustavo Mioto, Barões da Pisadinha e mais

Maior festa do Divino Espírito Santo do Brasil reúne shows, rodeio, parque de diversões, cervejas artesanais e outras atrações entre quinta (16) e domingo (19)

Por Mariah Friedrich

Viana realiza a maior Festa do Divino Espírito Santo do Brasil, trazendo novidades e atrações que celebram a religiosidade, história e identidade vianense em sua 207ª edição. De quinta (16) e domingo (19), o Parque de Exposições, em Viana Sede, receberá shows de artistas nacionais e locais, com entrada gratuita.

- Continua após a publicidade -

A programação musical reúne sertanejo, piseiro e pagode com Gustavo Mioto, Barões da Pisadinha, Pele Morena, Glauco, João Filipe e Rafael, Richard Viana, Rickson Maiolli, João Pedro e Miguel e outros artistas locais.

Além dos shows, a festa contará com um parque de diversões (com ingressos a R$ 10,00 por brinquedo ou passaporte de R$ 50,00 para aproveitar todas as atrações), rodeio com disputa de peões renomados do cenário nacional e uma Feira do Empreendedor, que terá 45 estandes de gastronomia, artesanato, agroindústria, micro e pequenas empresas e a presença de cervejarias artesanais que integram o Polo Cervejeiro da cidade.

A celebração conta ainda com programação repleta de novenas, missas e procissões na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede. No domingo (19), a paróquia recebe show com Tony da Viola e realiza quermesse após a missa de 10h, com venda de almoço e comidas típicas, leilões, roletas e outros atrativos.

O evento terá policiamento e fiscalização realizados pela Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Comissão Interna de Fiscalização Integrada (Coifin); estacionamento gratuito com vagas limitadas e segurança reforçada; reforço nas linhas de ônibus (ponto de embarque/desembarque em frente à Prefeitura de Viana). A Rua Luiz Alvarenga será convertida em mão única durante os dias de festa.

Tradição

A Festa do Divino é uma tradição religiosa e cultural portuguesa trazida para Viana através dos imigrantes das Ilhas dos Açores, um arquipélago colonizado pelo Reino de Portugal, composto por nove ilhas: São Miguel, Santa Maria, Terceira, São Jorge, Pico Faial, Graciosa, Flores e Corvo. A colonização açoriana na localidade, que então se chamava Sertão do Santo Agostinho, ocorreu por volta dos anos de 1812 e 1814

Realizada em Viana desde o ano de 1817, sempre sete semanas depois do Domingo de Páscoa, no dia de Pentecostes e celebra a Vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos, como Jesus havia prometido em sua a despedida aos discípulos durante a Santa Ceia, narrada no Evangelho de João e confirmada na Solenidade de Pentecostes, descrita por Lucas no início do Livro dos Atos dos Apóstolos.

Programação

Quinta-feira (16)
Palco Pavilhão: 19h – Banda Acústico em Dobro
Palco Principal: 21h – Richard Viana; 23h – João Pedro e Miguel

Sexta-feira (17)
Palco Pavilhão: 20h – Serginho Black; 20h – Rodeio
Palco Principal: 22h – Gustavo Mioto; 23h30 – Rickson Maioli; 01h – André Violette

Sábado (18)
Palco Pavilhão: 20h – Rony Borges; 20h – Rodeio
Palco Principal: 22h – Barões da Pisadinha; 24h – João Felipe e Rafael; 01h – Luiz Paulo Forrozão

Domingo (19)
18h – Rodeio
Palco Pavilhão: 16h – Waguinho Santana
Palco Principal: 20h – Pele Morena; 22h – Glauco

Serviço:

Festa do Divino Espírito Santo
Quinta (16) a domingo (19)
Parque de Exposições – Av. Beira Rio, 353, Sta Terezinha, Viana
Entrada gratuita; classificação livre

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -