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domingo, 28 abril, 2024

Governo apresenta ferrovia Santa Leopoldina x Anchieta à empresários

Vice-governador, Ricardo Ferraço, apresentou a líderes empresariais a nova ferrovia na região sul do estado

Por Robson Maia

Na manhã desta nesta quarta-feira (16), empreendedores da região sul capixaba conheceram o projeto da nova ferrovia que vai ligar os municípios de Santa Leopoldina a Anchieta. A apresentação do Projeto Ferroviário “Ramal Anchieta” contou com as presenças do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (PSDB) e de diretores da mineradora Vale, além de dirigentes do movimento empresarial ES em Ação.

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O investimento, que será realizado pela Vale, prevê uma linha tronco com extensão de cerca de 80 quilômetros entre os dois municípios, assim como uma conexão de mais 20 quilômetros com o Porto de Ubu e pátio ferroviário. O traçado passará pelos municípios de Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta.

“A construção deste modal está em sintonia com o propósito do Governo do Estado de materializar o desenvolvimento capixaba. A ferrovia vai conectar um dos mais importantes complexos siderúrgicos do mundo, localizado aqui no Espírito Santo e servirá para outros segmentos industriais e comerciais que mantêm relação com a região Centro Oeste”, disse o vice-governador.

A diretora de Regulatório e Projetos de Infraestrutura da mineradora, Daniella Barros, apontou para o investimento bilionário da empresa fruto da parceria entre os governos federal e estadual.

“Esse ramal vai trazer a indução da economia e cargas. Estamos trabalhando para ter uma carga âncora, que é o minério, possivelmente até impactar positivamente essa marca. Procuramos fazer o projeto de modo que ele ficasse mais viável em termos técnicos e de segurança”, declarou.

Diretora da Vale indica que será necessário a parceria de toda a sociedade e governos
Diretora da Vale indica que será necessário a parceria de toda a sociedade e governos – Foto: Divulgação/Governo do ES

Atualmente, a Vale elabora um estudo para os licenciamentos ambientais e desapropriação. A diretora da Vale indica que será necessário a parceria de toda a sociedade e governos.

“A gente estima que, em dois anos, já tenhamos todos esses estudos prontos e licenciados. A partir daí, em seis meses, a Vale está pronta para entrar e iniciar [as obras]. Estimamos um prazo de cinco anos para implantação”, projetou Daniella Barros.

Ferrovia Kennedy

Além da implantação do Ramal Anchieta, a Vale se comprometeu voluntariamente a doar o projeto básico da Ferrovia Kennedy, um trecho de 87 quilômetros, que liga o Ramal Anchieta ao município de Presidente Kennedy, que representa o primeiro trecho da EF-118.

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