23 C
Vitória
domingo, 27 setembro, 2020

Federação das Apaes do ES promove Circuito Reflexões ApaeES

Leia Também

Volta às aulas: Fim das restrições às aulas presenciais

O anúncio foi feito pelo Governador do Espirito Santo, Renato Casagrande, durante uma videoconferência na tarde dessa sexta feira (25)

Ocupação de UTIs tem risco baixo em 17 estados e intermediário no Espírito Santo

Aumentou de 15 para 17 o número de estados em que a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva para covid-19 é considerada de alerta baixo (menor que 60%) no boletim Observatório Fiocruz Covid-19, divulgado hoje (25).

Jovens surdos e intérpretes buscam ar da inclusão

No Dia Nacional dos Surdos, 26 de setembro, dois jovens surdos e uma intérprete de Libras contam suas experiências de acessibilidade e histórias de vida.

Série de três encontros online que acontecerão de 26 a 28 de agosto, conta com a participação de especialistas renomados e vai discutir os direitos da pessoa com deficiência

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada todos entre os dias 21 e 28 de agosto traz no seu foco de debates assuntos como empoderamento, autonomia e desafios em tempos de pandemia. A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Apae-ES) preparou uma programação especial para marcar o evento e, em virtude da necessidade de distanciamento social como medida de prevenção à Covid-19, optou em realizar no período uma série de três encontros on-line tendo à frente profissionais que entendem e se engajam na luta por ação e conscientização.

É o Circuito Reflexões ApaeES, que vai apresentar  palestras ao vivo, sempre a partir das 14 horas, dos dias 26 a 28 de agosto, no canal da Apae-ES no YouTube (youtube/apaees).

O Círculo vai girar em torno do eixo “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, tema da edição 2020 da Semana Nacional, que será tratado pelo movimento apaeano em todo o Brasil.

A primeira convidada da Apae-ES é a Dra. Iara Pereira Ribeiro, professora de Direito Civil da Universidade de São Paulo (USP), que falará sobre “A Lei Brasileira de Inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência”, no dia 26.  É a chance de conhecer mais a fundo os direitos desse público e as penas previstas para quem tratá-lo com preconceito ou intolerância, entre outros pontos.

No dia 27, a abordagem será sobre o tema da edição 2020 da Semana Nacional. Quem discorrerá sobre “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social” é o médico pediatra Eduardo Barbosa, deputado federal e ex-presidente da Federação Nacional das Apaes.

E no dia 28, encerrando o Círculo, o destaque é a palestra “Participação e autogestão da pessoa com deficiência: desafios em tempos de pandemia” , com a  Dra. Rosana Glat, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq).

“Receberemos convidados renomados para compartilharem conosco suas reflexões  Para esse evento, procuramos profissionais com trabalhos ou experiência nas temáticas que envolvem a pessoa com deficiência, sobretudo dentro da linha da busca por autonomia e protagonismo”, informa o presidente da Federação, Vanderson Gaburo, que atuará como mediador nos encontros.

Ele vê a Semana como uma arena essencial de conscientização. “Neste ano, particularmente, todos nós fomos impactados pelas medidas de enfrentamento à Covid-19, que nos obriga, a cada dia, a pensar em novas práticas e atuações, também no campo da luta por direitos. Por isso, para esta edição propusemos um circuito de reflexões, com lives sobre temas fundamentais para debatermos direitos, protagonismo, autonomia, desafios da pandemia, entre outras questões relevantes.”

 Estratégia nacional

A proposta do tema é fomentar o debate e ações estratégicas voltadas a destacar a visibilidade e o papel da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na sociedade e sua efetiva inclusão social.

O texto condutor das ações desenvolvido pela Apae Brasil – Federação Nacional das Apaes  (Fenapaes) tem como base uma análise do então Ministério do Trabalho (2007), hoje Secretaria de Trabalho: “A inclusão social é a palavra-chave a nortear todo o sistema de proteção institucional da pessoa com deficiência no Brasil. Implica a ideia de que há um débito social secular a ser resgatado em face das pessoas com deficiência”.

Serviço

Circuito Reflexões ApaeES:
Série de três encontros on-line com especialistas durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Quando: de 26 a 28 de agosto, a partir das 14 horas
Onde: canal da Apae-ES no YouTube: youtube/apaees

Dia: 26/08
Tema: A Lei Brasileira de Inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência
Convidada: Dra. Iara Pereira Ribeiro – USP
Currículo: Professora de Direito Civil na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia do Direito e Doutorado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Desenvolve pesquisas sobre Direito Privado e proteção da vulnerabilidade, especialmente sobre a Lei Brasileira de Inclusão e o Regime de Incapacidades.

Data: 27/08
Tema: Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social
Convidado: Eduardo Barbosa
Currículo: médico pediatra, deputado federal pelo Estado de Minas Gerais (pelo sétimo mandato) e ex-presidente da Federação Nacional das Apaes e da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais.

Data: 28/08
Tema: Protagonismo e autogestão da pessoa com deficiência: desafios em tempos de pandemia
Convidada: Dra. Rosana Glat – UERJ
Currículo: professora titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autora de livros e artigos na área de Educação Especial. Pesquisadora 1D do CNPq, cientista da Faperj, procientista da UERJ. Consultora da Federação Nacional das Apaes e da Comissão de Inclusão e Diversidade do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Volta às aulas: Fim das restrições às aulas presenciais

O anúncio foi feito pelo Governador do Espirito Santo, Renato Casagrande, durante uma videoconferência na tarde dessa sexta feira (25)

Ocupação de UTIs tem risco baixo em 17 estados e intermediário no Espírito Santo

Aumentou de 15 para 17 o número de estados em que a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva para covid-19 é considerada de alerta baixo (menor que 60%) no boletim Observatório Fiocruz Covid-19, divulgado hoje (25).

Jovens surdos e intérpretes buscam ar da inclusão

No Dia Nacional dos Surdos, 26 de setembro, dois jovens surdos e uma intérprete de Libras contam suas experiências de acessibilidade e histórias de vida.

O Hospital Materno Infantil será entregue

Está tudo pronto! A solenidade de entrega do Hospital Materno Infantil Drª Maria da Glória Merçon Vieira Cardoso será as 9h30 do sábado (26). A entrega das obras é um marco para o município da Serra.

Governo de SP irá subsidiar 161 mil computadores a professores

Doria anunciou também o repasse de R$ 352 milhões a 166 mil servidores da rede pública de ensino, entre professores, diretores e agentes da educação

Governo federal libera entrada de estrangeiros por aeroportos de todo o País

A Portaria diz ainda que o estrangeiro em viagem de visita ao País para estada de curta duração, de até 90 dias

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Agências da Caixa não abrem neste sábado

Diferentemente das últimas três semanas, as agências da Caixa Econômica Federal não abrirão neste sábado (26) para saques do auxílio emergencial e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Vida Capixaba

Cirurgia inédita no Estado para tratar tumores de pulmão

O procedimento é inovador! Chamado de lobectomia uniportal por vídeo, o procedimento será realizado no dia 26 de setembro. 

Farol Santa Luzia e Igreja do Rosário são reabertos com novas regras de visitação

A reabertura dos pontos turísticos capixabas acontece aos poucos e na última quarta feira (23) mais dois, localizados em Vila Velha, reabriram para visitação depois de ficarem fechados por meses, em consequência da pandemia do novo Coronavírus.

Difícil controlar o estresse na pandemia?

Na semana em que se comemora o dia Dia Mundial de Combate ao Estresse (23) resultados de estudos comprovam que nos últimos seis meses, devido à pandemia do COVID, a demanda por medicamentos para estresse, depressão e insônia, aumentou.

Terminam hoje inscrições para II Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental

Voltado para estudantes, pesquisadores, professores e demais educadores ambientais, o encontro será realizado de quarta-feira (23) a sexta-feira (25) de forma virtual devido às medidas de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).
Continua após publicidade